Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

HOSPITAL DE BASE DE RIO PRETO LANÇA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL NA COMUNIDADE VILA ITÁLIA
05/11/2021

Nesta quarta-feira (3), a Funfarme fez o lançamento da campanha Novembro Azul na Comunidade Vila Itália, em São José do Rio Preto (SP). A ação, que traz o tema ‘Não Tenha Vergonha de Se Cuidar’, tem como objetivo conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata.

Durante o lançamento da campanha, todos os moradores da Comunidade, com mais de 50 anos, foram convidados para tirar dúvidas com o urologista Dr. José Carlos Mesquita e realizaram o exame de PSA (da sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens e tradução livre Antígeno Prostático Específico).

“O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise. Os antígenos são moléculas produzidas pela próstata e, geralmente, apresentam alterações nos níveis quando há a presença do câncer prostático”, explica urologista Dr. José Carlos Mesquita, chefe do serviço de uro-oncologia do HB.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) Mas, é importante destacar que se descoberta precocemente tem até 90% de chance de cura.

“É necessário que população tenha a conscientização que não é necessário sentir algum sintoma para ir ao médico. É fundamental realizar check-ups com frequência, antes mesmo dos primeiros sinais. Tumores de próstata incidem mais na periferia da glândula. Então demora em apresentar sinais e quando sintomas aparecem é por que a está doença avançada. Por isso, insistimos na importância dos exames preventivos”, explica o urologista.

“No câncer de próstata, o melhor tratamento é a prevenção. Por isso, como no Outubro Rosa, voltamos a Comunidade Vila Itália com a Campanha Novembro Azul para agora cuidar da saúde do homem. Conseguimos trazer esta acessibilidade aos moradores que, muitas vezes, na correria do dia-a-dia, deixam de realizar o exame preventivo. Hoje por exemplo, moradores realizaram o exame antes de ir para o trabalho”, explica a diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco.

O líder comunitário Benvindo Neri Pereira, de 52 anos, realizou a coleta do PSA e destacou a relevância das ações organizada pelo HB. “Esta campanha organizada pelo Hospital de Base é muito importante. Pois, caso um morador seja diagnosticado, ele terá suporte no tratamento e a chance de cura na fase inicial é grande. Além do exame, também tivemos a oportunidade de tirar dúvidas com um urologista e receber orientações de prevenção”, afirma.

Além das ações externas, a campanha terá ações voltadas para os colabores da Fundação. Todos os homens, com mais de 50 anos, poderão agendar até o final do mês o exame de PSA no Complexo. Já os colaboradores com histórico familiar da doença deverão iniciar os exames preventivos aos 45 anos.

Redes sociais e iluminação especial

Durante todo o mês de novembro, vídeos com orientações de prevenção ao câncer de próstata serão publicados nas redes sociais da Funfarme. Já os prédios da Fundação receberão iluminação especial na tonalidade de azul em alusão a campanha.


Portal Hospitais Brasil