Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

DIA DO FONOAUDIÓLOGO: EX-PACIENTES PRESTAM HOMENAGENS AOS PROFISSIONAIS DO HOSPITAL SÃO VICENTE
09/12/2021

Equipe de fonoaudiologia do HSV, composta por 4 profissionais, comemora o dia da profissão

A comunicação é indispensável para que as pessoas superem desafios diários. Exemplos clássicos dessas situações são entrevistas de emprego, reuniões de negócios e até mesmo momentos especiais entre amigos e familiares. Em cada um deles, a habilidade de se comunicar com sinceridade e emoção é capaz de inspirar pessoas e mudar suas vidas. Comemorado no dia 9 de dezembro, o Dia do Fonoaudiólogo tem o objetivo de ressaltar a importância destes especialistas no cuidado, recuperação, estudo, prevenção de doenças e distúrbios da linguagem humana, por meio da audição, fala, deglutição e escrita. A data foi instituição em 1.981.

No Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), a data está sendo lembrada por meio de relatos emocionantes de ex-pacientes que necessitaram do suporte desta equipe especial. O time de fono, como é carinhosamente chamado, é composto por quatro profissionais: Thereza Pedro, Nair Andressa Ferreira da Silva, Amanda Silveira e Margareth Maria Farisco Spiandorin.

Luiz Antônio Mantellatto, 67, passou por atendimento na unidade há 1 ano devido a um quadro clínico grave de pneumonia. Precisou ser entubado e ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Diante do momento difícil, ele relembra que a equipe de fonoaudiologia foi fundamental para sua reabilitação. “As profissionais tiveram muita dedicação e paciência comigo, principalmente em meio aos exercícios e processo de recuperação. Que elas possam ser iluminadas e guiadas com muita sabedoria por onde passarem. Por tudo que elas fizeram por mim e fazem por outros pacientes, que recebam em dobro”, agradece emocionado.

Para a paciente Margarida dos Santos Silva, 55, a emoção é muito grande ao relembrar das profissionais que estiveram ao seu lado durante sua internação. Ela foi diagnosticada com Covid-19 no início deste ano e devido a complicações da doença, precisou realizar um procedimento de traqueostomia. “Elas sempre me traziam palavras boas e sorrisos que me motivavam. Só tenho a agradecer pela oportunidade de ter conhecido as meninas. Foram anjos na minha vida durante toda a minha caminhada e espero que assim como seguraram a minha mão, possam segurar a mão de muitas outras pessoas que cruzarem seus caminhos. Quero parabenizá-las e reforçar que a profissão que escolheram é maravilhosa”, declara Margarida.

Outro paciente que expressa gratidão é o Thiago de Souza Santos, 21, que após sofrer um grave acidente em janeiro deste ano, ficou com lesões nas cordas vocais, necessitando do acompanhamento das profissionais. “Fiquei 7 dias entubado no hospital e graças as meninas que cuidaram de mim nesta fase da minha vida, uma recuperação que seria a longo prazo, durou menos de 1 mês. Hoje minha dicção é muito boa e consigo me comunicar normalmente. Minha homenagem e muitas palmas a todos os profissionais dessa área. Eu, em especial, agradeço a equipe do São Vicente, que me proporcionou a oportunidade de voltar a falar e principalmente sabendo o desafio que iriam enfrentar, ainda assim não desistiram de mim”.

“Comemoro essa data há quase 30 anos e cada ano há um desafio novo, um momento diferente na minha vida profissional. Posso dizer que ser fonoaudióloga é uma das minhas maiores paixões, é uma profissão linda, mágica. Foi dessa profissão que consegui reconhecimento, conhecimento e aprendizado. Reabilitar, fazer um paciente voltar a se alimentar pela boca, dar condições para seguir com a vida da melhor maneira possível, mesmo que seja se adaptando a novas situações é uma grande alegria. Aos novos profissionais que estão ingressando na área desejo que tenham muito sucesso, comemorem este dia e sigam sempre em frente, não desanimem nunca!”, compartilha a fonoaudióloga do HSV, Margareth.

“Em nome de toda a equipe, sentimos muito orgulho em comemorar o dia da nossa profissão em uma instituição como o São Vicente. É maravilhoso saber que fizemos a escolha certa, sabemos o quão importante é o nosso papel na área da saúde. A felicidade no rosto de cada paciente que consegue engolir, falar e se comunicar jamais terá qualquer dinheiro que pague, para nós é uma honra”, finaliza Thereza.


Portal Hospitais Brasil