Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

HOSPITAL SÃO VICENTE PARTICIPA DE PESQUISA NACIONAL SOBRE VACINAÇÃO
14/12/2021

Com o avanço da tecnologia, a área da saúde precisa estar em constante evolução. A cada dia, novos equipamentos, procedimentos, tratamentos, fluxos e conhecimentos são atualizados por meio de estudos e pesquisas realizadas mundialmente.

Independente da especialidade, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) têm se destacado em publicações cientificas nacionais e internacionais, se juntando ao hall de instituições de referência no país, como Sírio Libanês e Albert Einstein. 

Desta vez, representando o HSV e a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), o neurologista, Dr. Robson Lázaro, participou do estudo sobre vacinação em geral e contra a SARS-CoV-2 para pacientes com doenças desmielinizantes do sistema nervoso central.

O objetivo foi estabelecer um consenso nacional para determinar a possibilidade ou não de vacinação desses pacientes, em que circunstâncias essas vacinações podem ser efetivadas e quais os tipos de vacina cada pessoa pode tomar.

As recomendações são do Departamento Científico de Neuroimunologia da Academia Brasileira de Neurologia (DCNI/ABN) e do Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla e Doenças Neuroimunológicas (BCTRIMS).

“Nós precisávamos fazer esse levantamento para avaliar as possibilidades não só referentes a eficácia para vacinação, mas também para a liberação da mesma devido aos potenciais efeitos nocivos da imunização.

Nosso ponto de partida foi por meio da covid-19, que trouxe essa necessidade quando as vacinas contra a doença começaram a ser produzidas, mas abrangeu todas as imunizações presentes em nosso calendário nacional de vacinação.

Observamos esse processo em pacientes que possuem doenças autoimunes, que são inflamatórias do sistema nervoso central e periférico, e que muitas vezes necessitam de tratamento imunossupressor para controlar essas doenças”, explica Dr. Robson.

A pesquisa, que utilizou bibliografia nacional e internacional, contou com a participação de outros especialistas na área, visando a padronização para regulamentação das vacinas.

“Chegamos à conclusão que as vacinas contra o coronavírus são seguras, além de serem recomendadas para esses pacientes especificamente. A única ressalva é com relação aos imunizantes que possuem o vírus vivo atenuado. “

No caso do nosso país, a vacina que seria contraindicada nesses casos, por exemplo, são as vacinas da febre amarela e de sarampo.  Pacientes que já estão fazendo tratamento imunossupressor, ou mesmo até os pacientes que são transplantados, que precisam tomar a medicação para evitar rejeição, acabam recebendo essa contraindicação.

Existe um risco elevado de infecção causada pela própria vacina”, conta o neurologista.

Colaborador da instituição jundiaiense desde 2004, essa é a segunda passagem do médico pelo hospital, onde também trabalhou quando ainda era estudante. Orgulhoso, Dr. Lazaro faz questão de enaltecer o trabalho realizado dentro da unidade hospitalar. “Acredito que essas iniciativas trazem prestígio para nossa cidade e para nossa instituição.

Os profissionais daqui são muito bons. Dentro do São Vicente nós temos uma diversidade e complexidade de casos difíceis de serem vistos em outros lugares.

É um hospital de ensino como nenhum outro e sempre converso sobre isso com os residentes, pois o médico que trabalha aqui, é capaz de ‘tocar’ qualquer hospital no país. É uma honra poder ressaltar isso em nível nacional”.


Assessoria de Comunicação HSP