Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

EM COMEMORAÇÃO AOS 110 ANOS, GRUPO SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE INAUGURA ALAS INSTITUCIONAIS
27/12/2021

O Grupo São Cristóvão Saúde inaugurou, no dia 21 de dezembro, diversas alas que englobam serviços administrativos e assistenciais, tudo em prol do melhor atendimento aos seus beneficiários. As inaugurações também fazem parte da comemoração dos 110 anos da Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão e dos 56 anos do Hospital e Maternidade São Cristóvão, ambos celebrados na data de 12 de dezembro.

Dentre as mudanças, estão: Estacionamento, fachadas do complexo hospitalar e Unidade I do Centro Ambulatorial Américo Ventura, leitos do 3º andar do Hospital e Maternidade, Centro de Parto Natural, 1º subsolo destinado à Maternidade, Central de Abastecimento Farmacêutico e área de observação do Pronto-Socorro Adulto.

Realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa Maria Patrocínia Pereira Ventura – IEP Dona Cica, o evento foi direcionado aos parceiros do Grupo, Alta Direção, Líderes do São Cristóvão Saúde, Conselheiros da Associação e mídia externa. Na oportunidade, a cerimonialista, Karin Santos, conduziu a programação da noite, tendo como speakers: o Presidente/CEO, Engº Valdir Pereira Ventura; a Mastologista, Ginecologista, Obstetra, Gerente Médica da Maternidade, responsável pela Unidade IV do Centro Ambulatorial Américo Ventura – Saúde da Mulher, Dra. Alessandra Schuh; a Gerente de Farmácia, Miriã Ferreira; e a Gerente Geral do Pronto-Socorro, Dra. Danniela Pessolato.

“Investimos, cada vez mais, na qualidade da assistência e na humanização do atendimento voltados aos nossos beneficiários e público em geral. Por isso, a exitosa história do São Cristóvão Saúde, escrita por nossos antepassados há 110 anos com muito suor, dedicação e amor, é dignificada por meio do nosso igual esforço e consideração. Os sonhos acalentados em 1911 pela pequena e exclusivista Sociedade Internacional de Chauffers se transformaram na próspera e bem-sucedida Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde. Herdamos garra, espírito de superação, capacidade de trabalhar em equipe, transparência na gestão e, sobretudo, respeito ao próximo, amor ao cuidado e compaixão pelos que mais precisam. Gostaria de agradecer a todos da Família São Cristóvão Saúde por encerrarmos o ano de 2021 com grandes conquistas e realizações”, declarou o Presidente/ CEO do Grupo, Engº Valdir Pereira Ventura.

Abaixo, seguem detalhes das áreas inauguradas:

Estacionamento

O estacionamento do complexo hospitalar foi ampliado, acrescentando 59 vagas, através da aquisição do terreno adjacente de 1.600 m², totalizando 152. A área foi totalmente revitalizada, com asfalto e pintura de novas vagas. O paisagismo foi projetado para melhor aproveitamento do espaço e o local também recebeu nova guarita, cancela para veículos, duas amplas vagas de carga e descarga externas sem acesso ao estacionamento e nova entrada para funcionários, com passarela coberta com vidro, permitindo ao colaborador maior conforto. Tudo isso em uma área de 4.484 m².

Revitalização das fachadas

Dando um ar de modernidade, a Instituição também revitalizou as fachadas do Hospital e Maternidade, Unidade I do Centro Ambulatorial Américo Ventura, Pronto-Socorro e Prédio do Núcleo Administrativo, com cores harmoniosas, transmitindo segurança e serenidade desses 110 anos de tradição em cuidado ao próximo, totalizando 14.000 m² de pintura.

Remodelação dos leitos do 3º andar

O São Cristóvão Saúde também reformou e modernizou cinco leitos no 3º andar do Hospital e Maternidade, sendo três apartamentos e uma enfermaria, com piso de manta vinílica, luminárias de led e sancas com iluminação indireta, criando um ambiente mais humanizado e aconchegante, além de painéis de madeira, mobiliários de design contemporâneo, janelas com sistema glazzing (pele de vidro), ar-condicionado para melhor conforto térmico, frigobar, cofre, secador de cabelo e demais funcionalidades.

Centro de Parto Natural

A área foi toda remodelada, transformando o antigo Instituto de Ensino e acesso ao Centro Obstétrico em uma nova ala designada ao Centro de Parto Natural. Com 197 m², o local conta com duas amplas suítes planejadas para o parto – oferecendo um ambiente tecnológico mais reservado e intimista – uma sala de equipamentos, seis leitos no repouso pós-anestésico (RPA), conforto médico, banheiros, antecâmara com divisão de acessos ao Centro Obstétrico e Parto Natural, além da ampliação do Posto de Enfermagem, visando atender mais e melhor. Com foco no acolhimento, o local possui novo piso, janelas, mobiliários, ar-condicionado, iluminação diferenciada e música ambiente à escolha da família, trazendo todo conforto que a paciente merece para a chegada do seu bebê.

1º Subsolo – Andar destinado à Maternidade

O local de aproximadamente 600 m² foi totalmente renovado, transformando um amplo corredor administrativo em uma nova ala da Maternidade, com 17 leitos, sendo 11 apartamentos e três enfermarias. No piso, foi instalado uma manta vinílica amadeirada, proporcionando um ambiente de melhor assepsia. Já a iluminação de led e sancas com iluminação indireta reforçam a economia de energia, além de criar um cenário mais aconchegante, incluindo painéis de madeira, mobília contemporânea, janelas com sistema glazzing e vidros acústicos. No corredor, foi mantido o tradicional piso de mármore e instalados painéis de madeira, dando destaque a imagem do Santo São Cristóvão. Um novo Posto de Enfermagem foi feito com tecnologia de ponta, englobando o sistema pneumático de abastecimento farmacêutico para a chegada de medicamentos e TVs para amplo monitoramento de pacientes.

Outra novidade é a criação da sala para a realização do teste do pezinho em recém-nascidos, com materiais de última geração. Os quartos dispõem de ar-condicionado, frigobar, cofre, secador de cabelo e outras funcionalidades, a fim de suprir a alta demanda e receber, com acolhimento e carinho, os pequenos pacientes, bem como as mamães e seus familiares.

Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF)

A nova Farmácia, localizada no 1º subsolo do prédio assistencial, foi modernizada e automatizada, com equipamentos high tech, em uma área de 300 m², agregando a Farmácia de Dispensação, trazendo organização ao espaço e otimização do fluxo de trabalho. O local também conta com carrosséis que permitem rapidez, eficiência e rastreabilidade no controle das prescrições de medicamentos. Outra aquisição tecnológica diz respeito ao sistema Smart Track, sendo armários inteligentes e monitorados, além do sistema que possibilita a exata localização dos medicamentos pelo profissional responsável.

Na CAF também foi instalado o sistema de Correio Pneumático, rede que conecta a Farmácia às estações de recepção distribuídas por todo o hospital, permitindo o transporte de materiais e medicamentos de forma rápida, segura e com rastreabilidade. A Central de Abastecimento Farmacêutico do Grupo também propicia a otimização dos fluxos de armazenamento em câmaras frias, no fracionamento de doses de medicamentos sólidos e líquidos e em sua manipulação.

4º subsolo – Área de Observação do Pronto-Socorro Adulto

O 4º subsolo do complexo hospitalar deu espaço para a área de Observação do Pronto-Socorro Adulto. Com 400 m², o ambiente dispõe de 18 novos leitos individualizados, sendo um deles especializado em emergência e outro com antecâmara de isolamento, além de Posto de Enfermagem e moderno sistema pneumático de abastecimento farmacêutico.

Prêmio Américo Ventura 2021

O Grupo São Cristóvão Saúde realizou mais um Prêmio Administrador Anual Américo Ventura – edição 18, tendo como palco o auditório do Instituo de Ensino e Pesquisa Maria Patrocínia Pereira Ventura – IEP Dona Cica para a fase final do Prêmio.

O evento, apresentado pelo médico e Diretor do IEP Dona Cica, Prof. Dr. Fernando Schuh, tem o objetivo de fomentar a pesquisa científica, em busca da excelência da qualidade e do aprimoramento técnico, divulgar as ações e trabalhos desenvolvidos pelos profissionais e homenagear o Administrador Geral da Instituição, Américo Ventura, que deu a vida pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão.

Este ano, foram inscritos 18 projetos, através das áreas: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e equipes multidisciplinares. Os trabalhos, concretizados pelos profissionais do Grupo e demais instituições de saúde, passaram por uma ponderada comissão julgadora, que avaliou os seguintes critérios: Conteúdo Científico, Metodologia, Importância Prática, Criatividade e Exploração.

“Para nós é uma satisfação muito grande levar o nome do meu pai, Américo Ventura, porque ele sempre pensou na capacitação das pessoas e sempre incentivou a parte científica. Por isso, buscamos, cada vez mais, impulsionar as equipes assistencial e administrativa para que a gente possa elaborar mais projetos como esses“, declarou o Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura.

Em 2021, os quatro finalistas do Prêmio Américo Ventura foram:

1º lugar: “Avaliação dos biomarcadores urinários no seguimento de crianças com estenose de junção ureteropélvica”. Autor: Marcos Figueiredo Mello.

2º lugar: “Uso da ventilação não invasiva na insuficiência respiratória secundária ao Covid-19”. Autor: Giulliano Gardenghi. Coautoras: Lorena Carla Oliveira e Silva e Renata da Cunha Machado.

3º lugar: “Alternativa cirúrgica para tratamento de tumor de glomus carotídeo”. Autor: Dr. Celso Amancio Grandi. Coautor: Dr. Claudinei Bittar.

4º lugar: “Avaliação dos resultados e do grau de satisfação das pacientes submetidas à cirurgia de correção de incontinência urinária com a técnica de sling transobturatório no HMSC”. Autora: Isabela Maria Alvim Andrade Santos. Coautoras: Aline T. B. Muniz e Karine R. Gavioli.

Os autores da 1ª a 4ª colocação receberam, além do prêmio, um final de semana no Hotel Recanto São Cristóvão, em Campos do Jordão. Já os autores e coautores da 1ª a 4ª colocação também receberam brindes especiais São Cristóvão Saúde. Parabéns a todos os participantes do Prêmio Américo Venturas – edição 2021.


Portal Hospitais Brasil