Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

ACELERADOR LINEAR DA SANTA CASA REALIZA IRRADIAÇÃO DE BOLSAS DE SANGUE
03/01/2022

A Santa Casa de Santos começou a realizar a irradiação de hemocomponentes (bolsas de sangue e plaquetas) com o acelerador linear Halcyon, instalado no Complexo de Radioterapia. As bolsas de sangue irradiadas são indicadas para a redução do risco de Doença do Enxerto Contra Hospedeiro associada à Transfusão (DECH-AT).

A DECH-AT é uma condição que ocorre quando as células da medula óssea ou células-tronco do doador atacam o receptor. Em linguagem mais clara, o “enxerto” refere-se ao sangue transfundido e o “hospedeiro” é o paciente que recebeu a transfusão.

O procedimento hemoterápico feito pela instituição acontece de acordo com a Portaria Nº158, de 4 de fevereiro de 2016, do Ministério da Saúde.

As bolsas de sangue irradiadas possuem indicação para os seguintes casos: transfusão intrauterina; recém-nascidos de baixo peso e prematuros; portadores de imunodeficiências congênitas graves; pacientes recebendo terapia imunossupressora como pós transplante de medula óssea; transfusão de componentes HLA compatíveis; e quando o receptor for parente em primeiro grau do doador.

A Santa Casa de Santos começou a realizar a irradiação de hemocomponentes no início do mês de dezembro, após a inauguração do maior e mais moderno Complexo de Radioterapia da região.


Assessoria de Comunicação Santa Casa