Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

AMARAL CARVALHO RECEBE NOVA CERTIFICAÇÃO E SE TORNA O ÚNICO HOSPITAL FILANTRÓPICO ONCOLÓGICO DO PAÍS COM ATENDIMENTO SUS A TER O SELO DE QUALIDADE ONA
07/01/2022

6 de janeiro de 2022

O Hospital Amaral Carvalho (HAC) tornou-se hoje (6/jan) o único hospital filantrópico oncológico do País com atendimento SUS a receber a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 2. O reconhecimento foi anunciado depois de um novo processo de inspeção pela empresa IQG Health Services Accreditaion, em dezembro do ano passado, que além de avaliar os critérios de segurança, também comprovou a excelência da Instituição no cumprimento dos padrões de qualidade, gestão integrada e plena comunicação entre as atividades, promovendo ações de melhorias entre as áreas.

“A certificação é reflexo do empenho de todas as equipes e ressalta a qualidade dos nossos serviços. Sempre buscamos atender com excelência e o selo ONA mostra que trabalhamos seguindo rigorosos padrões de qualidade e segurança. Parabéns a todos”, comemora o diretor-superintendente do HAC, Antonio Navarro.

Segundo dados da Organização Nacional de Acreditação, 95 hospitais brasileiros são acreditados ONA Nível 2. Desses, 38 são do Estado de São Paulo. Entre os filantrópicos paulistas,  apenas seis, agora contando o Hospital Amaral Carvalho, têm o selo e somente o HAC consta como hospital oncológico com atendimento SUS a ter essa acreditação.

“Ao longo dos últimos anos, nos empenhamos para melhorar a qualidade dos cuidados oferecidos aos pacientes e acompanhantes e proporcionar um ambiente mais seguro. Isso nos trouxe agilidade para trabalhar, minimizou erros e pudemos nos ater ao próximo passo. A ONA 2 é resultado da mobilização de todos os setores do hospital que trabalharam para manter o que já havíamos conquistado e avançar ainda mais, nos colocando em um lugar de referência no cenário da saúde brasileira”, comenta a diretora de Desenvolvimento em Saúde da Instituição, Cristina Martins Moro.

O HAC, referência nacional no tratamento oncológico e transplante de medula óssea, recebeu o selo de qualidade ONA nível 1 em 2019 após avaliação da gestão de processos, qualidade do atendimento e segurança do paciente ofertados pela unidade.

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.  Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação do Hospital Amaral Carvalho é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

Sobre o Hospital Amaral Carvalho

Hospital Amaral Carvalho é uma instituição centenária que promove a saúde e bem-estar aos brasileiros. Localizado em Jaú, interior do Estado de São Paulo, a unidade é referência no tratamento oncológico e transplantes de medula óssea e atende todos os anos, em média, 70 mil pacientes de todos os estados do País. São mais de um milhão de procedimentos como radioterapia e quimioterapia e 322 mil atendimentos e 17 mil cirurgias. Além do tratamento de ponta, oferece um importante apoio social aos seus pacientes e acompanhantes, com mais de 60 mil diárias de hotelaria e 300 mil refeições gratuitamente em suas três casas de apoio.


Assessoria de Imprensa Santa Casa