Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

PRIMEIRA CIRURGIA ROBÓTICA DA REGIÃO SERÁ REALIZADA NA SANTA CASA DE SANTOS
11/01/2022

A Santa Casa de Santos está prestes a fazer história, mais uma vez, na saúde da Baixada Santista. No próximo sábado, dia 15 de janeiro, às 7 horas, será realizada a primeira cirurgia robótica da região e o hospital passa a oferecer o melhor recurso de tecnologia cirúrgica da Baixada Santista, com a realização de procedimentos complexos com o robô Da Vinci Xi, recém adquirido pela Irmandade.

As cirurgias robóticas são procedimentos minimamente invasivos, onde braços robotizados realizam pequenas incisões nos pacientes e, com exímia precisão, operam com instrumentos acompanhados de uma câmera. O robô é controlado por médicos cirurgiões especializados, que manipulam o procedimento através de uma mesa de comando, denominada console do cirurgião. Esta modalidade de cirurgia é considerada amplamente segura e oferece muitos benefícios, como a rápida recuperação do paciente, menor sangramento, menor tempo de internação hospitalar e menor risco de infecções.

O coordenador do Projeto de Robótica da Santa Casa, Dr. Matheus Paiva de Miranda, que é urologista e cirurgião robótico, será o médico a realizar a primeira cirurgia robótica em um paciente de 66 anos com o procedimento de prostatectomia radical robótica. Ele explica que que na maioria das vezes, são indicadas para o tratamento de câncer, mas a abrangência da técnica é muito mais ampla. Por serem cirurgias minimamente invasivas, a maioria dos pacientes que precisam realizar procedimentos possuem indicação, e é muito raro alguém ter contraindicação para cirurgia robótica, por ser bem menos agressiva do que as outras técnicas. Segundo o Dr. Matheus Paiva, as principais especialidades que utilizam a cirurgia robótica são: cirurgia geral, cirurgia de tórax, cirurgia de cabeça e pescoço, ginecologia e urologia. Entretanto, o método também é utilizado em outras especialidades, como cirurgia do aparelho digestivo e bariátrica.

Da Vinci Xi

Desenvolvido pela Intuitive, marca líder no segmento de robótica assistida, o sistema cirúrgico do robô Da Vinci Xi possui tecnologia de última geração, que inclui visão 3D de alta definição, instrumentos articulados, em formato modular e adaptável, com maior acesso anatômico, facilidade de uso e integração completa, permitindo um novo padrão de cirurgia minimamente invasiva.


Link do vídeo da chegada do robô Da Vinci Xi: 

https://www.youtube.com/watch?v=oTZSyJXSYyI


Assessoria de Imprensa Santa Casa