Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

RADIOTERAPIA PEDIÁTRICA – PRIMEIRA SESSÃO É REALIZADA NA SANTA CASA DE SANTOS
14/01/2022

Na manhã desta terça-feira, 11 de janeiro, aconteceu primeira sessão de radioterapia pediátrica da Santa Casa de Santos, com o acelerador linear Halcyon, no novo Complexo de Radioterapia. Por ser um dos procedimentos mais delicados do serviço, que requer cuidado especial, foi realizado um planejamento semanas antes, com envolvimento da equipe multiprofissional, formada por anestesista e oncopediatra, além dos profissionais de enfermagem, Físicas e equipe da Radioterapia.

Neste caso em questão, a sessão durou cerca de 2 horas e a paciente, de 12 anos, ficou sedada durante todo o procedimento, mas nem sempre é necessária a sedação para a realização da sessão. A conduta vai depender do perfil do paciente e avaliação da equipe médica e técnica. De acordo com o médico radio oncologista Dr. Durval Rodrigues Teixeira Jr., médico responsável que acompanha o caso, “A paciente tem um tumor chamado meduloblastoma, e o acelerador linear irá tratar todo o neuro eixo’.

Acelerador Linear

O Acelerador Linear Halcyon dispõe de todas as novas tecnologias para o tratamento contra o câncer, e é um dos mais modernos do mercado mundial. O equipamento oferece extrema precisão, e permite com que o médico aplique a dose de radiação no tumor, sem prejudicar as células saudáveis ao redor, preservando tecidos sadios, e o mais importante, com rapidez. Esta precisão é assegurada por um recurso tecnológico chamado RapidArc, atrelado a tecnologia de IGRT, que é a radioterapia guiada por imagem.


Assessoria de Imprensa Santa Casa