CONEXÃO FEHOSP EXPLICA SOBRE O PREENCHIMENTO DO PESQUISA DE SATISFAÇÃO (PSAT)
11/02/2022
O primeiro Conexão Fehosp do ano aconteceu na manhã desta quinta-feira (10), com o tema “Pesquisa de Satisfação (PSAT): indicador 5 do Programa Mais Santas Casas – meta para as entidades no Plano de Trabalho”.
A live contou com a participação de Vanderlei Camargo Freitas, coordenador do NTH – Núcleo Técnico de Humanização da SES, responsável pelo PSAT; Rubens Aparecido dos Santos, da Equipe Técnica do NTH; Maciel Baltoino da Silva, gerente de Desenvolvimento de Sistemas da PRODESP; e Marcio Eloy, analista de Informática da PRODESP. A mediadora foi Maria Fátima da Conceição, gerente técnica na FEHOSP.
A transmissão teve como objetivo ilustrar como o operador deve proceder para cadastrar os dados da pesquisa no sistema PSAT (Pesquisa de Satisfação). “O PSAT foi desenvolvido pela PRODESP, já é um sistema consolidado, não tem grandes segredos em seu manejo. Estamos inaugurando um processo de apoio contínuo para todas as unidades, hoje é só um pontapé inicial de uma série de reuniões para alinharmos o processo de treinamento da ferramenta”, pondera Vanderlei Freitas.
As informações da pesquisa não poderão ser inseridas na ouvidoria que já existe – ela poderá continuar existindo, mas os dados serão consolidados por um mesmo método, que é o PSAT, para que a avaliação de todas as instituições seja da mesma forma, com os mesmos indicadores.
“Vejo aqui várias entidades participando, e fico feliz porque todos nós queremos a mesma coisa – que o paciente seja tendido da melhor forma e que o hospital seja mantido, e para isso é importante a sempre receber informação de qualidade”, diz Maria Fátima.
Durante o Conexão Fehosp, foi mostrado todo o processo que o entrevistador deve seguir dentro do sistema, que já tem todas as perguntas codificadas. Toda instituição terá um login e senha para o gestor. “O cadastro das credenciais de todas as instituições será feito de forma gradativa, após firmado contrato definitivo, não será preciso enviar nenhum pedido para a PRODESP. Com o fechamento do contrato definitivo do convênio, quando a unidade estiver apta, enviaremos as credenciais e daremos início ao treinamento”, explica Freitas.
Cada especialidade vai ter um percentual de pesquisa a ser feito, que varia de acordo com o volume, e as pesquisas deverão ser feitas do momento em que a instituição estiver cadastradas em diante, nada anterior a isso. “O responsável vai conseguir imprimir o questionário, caso precise, e depois é só transcrever para o sistema. Não precisa anexar nenhum documento. Este é um questionário um pouco maior, mas necessário, pois precisamos dar um contexto no relatório final”, ressalta Rubens Aparecido.
O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube da FEHOSP.
Predicado Comunicação