Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

RP SUPLEMENTA CONVÊNIO ENTRE A SANTA CASA E GOVERNO PARA MANTER 212 LEITOS DO SUS
20/06/2022

A Secretaria Municipal de Saúde teve que colocar R$ 2 milhões para evitar o rompimento do contrato

A Prefeitura de Rio Preto autorizou um aporte de R$ 2 milhões para a Santa Casa conseguir manter o convênio que tem com o SUS. Ele é responsável por 212 leitos bancados pelo Ministério da Saúde. Os valores pagos pela tabela SUS à Santa Casa não cobrem os custos e o hospital podia romper o convênio e paralisar o atendimento.

O edital que autoria a suplementação foi publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (16).

Fernando Araújo, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), informou que o aporte foi aprovado após passar por uma comissão interna de avaliação e ouvir uma pessoa ligada à gestora. Araújo disse que Rio Preto consegue fazer aportes e manter o atendimento. Outras cidades, não.

Por isso, avalia, as Santas Casas acabam falindo e outros prestadores encerram os contratos. É o que acontece em nossa região, acredita. O contrato com o governo federal que a Prefeitura vai ajudar a manter termina em dezembro deste ano.

Segundo o presidente do Conselho o hospital Bezerra de Menezes também está precisando ela que o seu convênio com o governo federal para a cessão de leitos psiquiátricos seja suplementado Prefeitura.

Araújo diz que a tabela SUS não paga nem a hotelaria (o quarto e a comida servida ao paciente). Esse problema, segundo diz, é que leva a região a estar na atual situação.


DHOJE Interior