Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SÉRIE ENTIDADES: SANTA CASA PRIORIZA HÁ 62 ANOS O ATENDIMENTO HUMANIZADO
05/08/2022

Com o objetivo de valorizar o Terceiro Setor, o Jornal de Valinhos dá continuidade à série sobre as entidades que fazem parte do FEAV (Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos). A terceira, do total de 11 instituições, a ter sua história contada, é a Santa Casa de Misericórdia. Fundada no dia 10 de dezembro de 1960, ela é uma entidade filantrópica, que presta atendimento para no mínimo de 60% dos pacientes SUS e está certificada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).

São 62 anos priorizando o atendimento humanizado, como foi sonhado pelo idealizador do hospital, o saudoso prefeito José Spadaccia, o Bepe. A história do hospital passou a ser escrita em assembleia realizada no antigo Secretariado Paroquial da Matriz de São Sebastião, quando a comunidade valinhense tratou sobre sua construção, instalação e funcionamento. Na ocasião, atenderam ao chamamento 246 pessoas e foi fundada a “Irmandade da Santa Casa de Valinhos”, tendo como primeiro provedor eleito, o próprio prefeito Bepe, eleito em 1958, e o médico Admar Concon como o primeiro diretor clínico.

Na época, Bepe desapropriou uma área de 24 mil m², desmembrada da Fazenda Tapera, de propriedade de Francisco Von Zuben. Com projeto do arquiteto Gilberto Dutra, as obras foram iniciadas em junho de 1961. Após campanhas, rifas de carros, ajuda do Estado e das famílias Manarini e Milani, em setembro de 1965, a construção praticamente ficou pronta. Mas foi com apoio do padre Bruno Nardini, que a Mesa Administrativa equipou e inaugurou o hospital no dia 10 de dezembro de 1965.

A composição da equipe medica ficou a cargo de Concon, que foi o responsável por trazer para Valinhos os melhores especialistas de Campinas. Pouco depois reforçou o time de médicos, Ruy Antônio Meirelles dos Santos, que faz parte do Corpo Clínico até hoje.

Atualmente o provedor é José Luiz Zavan, que tem como vice Alexandre Veronez. A nova diretoria é composta por Maria Cristina Fernandes, Silvia Camila Marchiori Ciocca Sales, Mário Antônio Masteguin e João dos Santos Geraldo.

O Conselho Médico Consultivo tem como responsáveis as médicas, Eni Pereira B. Pinho e Kátia Regina Peixoto Lopes.

 

Saiba mais: SÉRIE ENTIDADES: SANTA CASA PRIORIZA HÁ 62 ANOS O ATENDIMENTO HUMANIZADO (jornaldevalinhos.com.br)


Jornal de Valinhos