Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA RECEBE VISITA DA DRS PARA HABILITAR CASA DA GESTANTE E UNIDADE DE AVC
19/08/2022

A Santa Casa de São Carlos recebeu representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS-III) de Araraquara, nesta quinta-feira (18/08), para o processo de habilitação da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera “Maddalena Mirella Foccorini Zamparini” e da Unidade de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A visita é a primeira etapa para o credenciamento das instalações e foi realizada pelo Diretor de Credenciamento, Geverson de Mello, e pela Enfermeira Auditora, Fernanda Louzada Sant´Anna.

O objetivo foi verificar se as unidades estão de acordo com a legislação vigente, ou seja, se possuem todo o mobiliário, equipamentos e materiais necessários para o funcionamento. Todos os requisitos foram atendidos pela Santa Casa.

Para entrarem em funcionamento, porém, as instalações agora precisam ser aprovadas pelas Comissões Intergestores Regional e Bipartite e pelo Ministério da Saúde.

Em setembro, as comissões devem realizar reuniões para tratar sobre o tema e dar andamento no processo de habilitação.

O Provedor Antônio Valério Morillas Júnior ressaltou que foi um passo importante para melhorar ainda mais o atendimento oferecido para a população de São Carlos e região. “É com grande orgulho que parabenizo a todos os envolvidos, colaboradores, médicos e toda a equipe da Santa Casa por mais essa conquista em benefício das pessoas”, afirmou.

CASA DA GESTANTE, BEBÊ E PUÉRPERA

O local terá capacidade para 10 pacientes e receberá gestantes, puérperas e recém-nascidos residentes em municípios pertencentes à Região de Saúde Coração (Descalvado, Porto Ferreira, Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado e São Carlos), que conta com uma população 346 mil habitantes, ou sem condições de se deslocarem durante o tratamento sugerido pela equipe assistencial da Maternidade, como puérperas com bebês internados nas Unidades Neonatais, ou bebês sem intercorrência que aguardam avaliação de exames ou ganho de peso.

“A mãe que não pode vir todos dias visitar o seu bebê poderá contar com esse apoio do Casa da Gestante, para garantir uma melhor assistência, mais completa e digna para as nossas pacientes. Então ficamos muito felizes com esse credenciamento”, afirmou a Ginecologista, Obstetra e Coordenadora da Maternidade, Dra. Bruna Parreira.

UNIDADE DE AVC

Já a Unidade de AVC (Acidente Vascular Cerebral) contará com cinco leitos dedicados exclusivamente ao tratamento da patologia. “Os pacientes, além dos cuidados habituais, têm monitores cardíacos e de sinais vitais de forma contínua, além de uma rotina multiprofissional bem especializada. Com isso, precocemente, conseguimos assistir todas as comorbidades e intercorrências que vêm a acometer os pacientes com AVC”, explicou o neurologista e Coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa, Dr. Vitor Pugliesi.

Ainda segundo o médico, a unidade será uma grande conquista para a saúde da Região Coração. “Com esse espaço, os pacientes serão muito melhor acolhidos e direcionados com relação as suas doenças neurológicas. Com isso, nós teremos um avanço na assistência aos pacientes. Então é uma alegria muito grande esse credenciamento. Esperamos que a unidade comece a funcionar de forma efetiva o quanto antes”, complementou.

Em fevereiro, a Santa Casa recebeu uma placa do Projeto Angels em reconhecimento ao trabalho realizado para a diminuição do tempo de atendimento de pacientes.

O Projeto Angels está presente em mais de 150 hospitais no Brasil e mais de 2.800 hospitais no mundo, tendo como objetivo aumentar o número de centros capacitados para o atendimento do AVC.


São Carlos em Rede