Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CONEXÃO FEHOSP COM ALBERT EINSTEIN - ENSINO E PESQUISA
04/10/2022

Foi realizado na manhã desta terça-feira (4) mais um encontro do “Conexão Fehosp.” Desta vez, em parceira com o Albert Einstein - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. A edição contou com a presença de Ederson Almeida, superintendente de excelência em saúde e projetos estratégicos do Einstein. O debate deu enfoque ao tema “É possível criar uma organização sem desperdícios? O que seria praticamente impossível pode ser alcançado com excelência operacional”.

O ensino Einstein se consolida como uma Instituição de excelência, reconhecida pela qualidade da assistência, práticas de gestão, capacidade de inovar e liderar positivas transformações no universo da saúde.

Durante o debate foram apresentados cinco elementos essenciais para alcançar a excelência organizacional, os quais já são trabalhados na organização do Einstein, são eles: missão e visão, pessoas, métricas de performance e paixão de servir.

“Os desafios do mundo atual exigem estruturas organizacionais flexíveis e mais colaborativas. Nesse mundo vuca (volátil, incerto, complexo e ambíguo), meu ponto de reflexão é: o quanto nós temos que nos reinventar todos os dias para que possamos acompanhar as demandas e os desafios colocados, e nos unir e trabalhar de forma colaborativa?”, indaga Ederson Almeida.

Segundo o profissional, um exemplo prático vem se concretizando durante a pandemia. “No período, houve um movimento muito forte de aproximação e colaboração entre as áreas da organização. Nós montamos um grupo de trabalho com 17 equipes multidisciplinares envolvendo o time que cuida do fluxo de pacientes, apoio assistencial, pessoas em capacitação, suprimentos, engenharia clínica e outras áreas, em prol de agir rapidamente aos desafios impostos frente ao cenário da pandemia”, explicou.

Como resultado, o processo permitiu mais empoderamento às pessoas envolvidas nos trabalhos, e trouxe uma serie de ganhos e entregas relevantes frente aos desafios colocados pela pandemia.

O Einstein criou um programa de diversidade e Inclusão, composto de 5 gerações, com o objetivo de atrair e reter pessoas multidimensionais, alcançando diversas raças, gêneros, culturas, orientação sexual e habilidades. Segundo Ederson Almeida, “isso é fundamental nos dias de hoje, pois a diversidade traz criatividade, possibilita um ambiente com mais possibilidades, e se olharmos para as oportunidades, elas são inúmeras”, disse.

Com essa fala, Almeida trouxe os seguintes questionamentos: Quais contribuições esses programas de diversidades oferecem para as pessoas? Considerando que todos são importantes para alcançarmos a redução dos desperdícios e a excelência organizacional.

Outro ponto enfatizado no debate foi a tecnologia na área da saúde.

Graças a importância dos processos de atendimento humanizado na era digital, a transformação virtual foi, sem sobras de dúvida, impulsionada pela pandemia da Covid-19, e trouxe muitas contribuições.

Segundo Ederson, muitas iniciativas se beneficiaram da tecnologia. “Apresentamos um exemplo do tele monitoramento pós alta, da transição segura do cuidado; apresentação e envio de materiais e vídeos educativos envolvendo o paciente no seu processo de cuidado; o suporte aos cuidadores que acompanham seus pacientes no dia a dia, administração de medicamentos, realização de pequenos procedimentos e manipulação de dispositivos; avaliação da infraestrutura domiciliar. Em suma, existem inúmeras formas de nós acrescentamos a tecnologia mantendo o toque humano e o cuidado. São processos cada vez mais digitais, eficientes, mas mantendo a atenção e o cuidado das pessoas”, afirmou.

Ederson Almeida encerra o encontro apresentando todos os resultados positivos do Programa Einstein de Excelência Organizacional e de quantos profissionais se profissionalizaram pela Academia Einstein. Para ter mais informações sobre o projeto, acesse: https://ensino.einstein.br/

O Conexão Fehosp contou com 230 inscritos entre médicos e representantes de Santas Casas e hospitais filantrópicos. O debate está disponível no Youtube da Federação: https://youtu.be/BYNkpAtFH5k


Predicado Comunicação