Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CONEXÃO FEHOSP COM CIENTIFICALAB DEBATE COMO A TELERRADIOLOGIA PODE AJUDAR OS HOSPITAIS E CLINICAS A OFERECER LAUDOS A DISTÂNCIA, DE MANEIRA SEGURA
08/12/2022

Foi realizado na manhã dessa quinta-feira (08/12) mais um encontro do “Conexão Fehosp”. Desta vez, em parceria com a CientíficaLab. A edição contou com a presença do Dr. Giancarlo Domingues, médico radiologista especialista em imagem ortopédica e de esporte, gerente médico de BSB na Dasa, médico advisor para sistemas na Dasa e fundador da GrifoLabs, uma startup focada na inovação e transformação digital em ecossistemas de saúde. O debate deu enfoque ao tema “Como a telerradiologia pode ajudar minha clínica a entregar mais valor, sem impactar meus custos?”

A CientíficaLab faz parte do grupo Dasa e é líder mundial no mercado de sistemas de diagnóstico "in vitro" e de informações sobre saúde, a fim de atender órgãos públicos da Grande São Paulo.

Durante o debate foi discutido a importância da telerradiologia, que surgiu com grande velocidade durante a pandemia da Covid-19, com os serviços de telemedicina, tele saúde, tele consulta e entre outros. Giancarlo passou a explicar o que é a telerradiologia, e disse: “na telerradiologia basicamente todos os exames de imagem podem ser laudados a distância, pois estes são exames que não precisam do médico ali presente, como por exemplo uma ultrassonografia, doppler, ecocardiograma, raio-x, mamografia, densitometria, ressonância magnética, PEC-CT, e etc.”

Com o debate acontecendo, o especialista explicou passo a passo como funciona o sistema, desde o momento em que a instituição envia para o médico os exames, ele analisa e devolve o resultado para a instituição. Domingues enfatizou como esse processo é tranquilo, podendo ser realizado o treinamento em no máximo 30 minutos para compreender o funcionamento e sua elaboração.

Conforme suas explicações, ficou claro que boa parte das pequenas e médias instituições não possuem um volume alto de exames para ter esses médicos especialistas como parte do corpo clínico. Já as grandes instituições possuem volume, mas vão ter uma dificuldade maior em contratar esses profissionais justamente pela escassez no mercado.

Giancarlo enfatizou como a empresa Dasa possui a capacidade de atender essas demandas, graças ao seu corpo clínico e alto volume de exames direcionados por várias instituições. E, trouxe o impacto financeiro como pauta. “Imagina que uma instituição pequena ou média tenha que contratar um radiologista generalista para fazer todos os laudos, ela precisará pagar um valor maior, senão, será difícil reter o profissional. Por outro lado, esse valor vai pesar no orçamento no final do mês. Aqui ele consegue produzir mais dentro da sua área de conforto e ganhando mais”, disse.

Dr. Giancarlo Domingues encerrou o webinar respondendo perguntas dos participantes e se colocou à disposição para todos os esclarecimentos que possam surgir a respeito da telerradiografia. Para mais informações, acesse: giancarlo.domingues.ext@dasa.com.br ou https://cientificalab.com.br/

O Conexão Fehosp contou com 78 inscritos entre médicos e representantes de Santas Casas e hospitais filantrópicos. O debate está disponível no Youtube da Federação: https://youtu.be/0sVypx64WZQ


Predicado Comunicação