Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CONEXÃO FEHOSP DEBATE SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE NAVEGAÇÃO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS REALIZADOS NO HOSPITAL AMARAL CARVALHO DE JAÚ
13/12/2022

Foi realizado na manhã dessa segunda-feira (12/12) mais um encontro do “Conexão Fehosp”. Desta vez, em parceira com o Hospital Amaral Carvalho de Jaú. A edição contou com a presença de Darcia Lima e Silva, enfermeira e especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Mestre em ciências da saúde e gerente de Inovação do Hospital Amaral Carvalho de Jaú. O debate deu enfoque ao tema “Programa de Navegação de Pacientes Oncológicos SUS”.

A Fundação Doutor Amaral Carvalho é uma entidade filantrópica de natureza privada sem fins lucrativos, fundada em 1980 para congregar as entidades vinculadas ao Hospital Amaral Carvalho.

Durante o debate foi explanado sobre a importância de possuir o sistema de navegação de pacientes oncológicos e Darcia explicou um pouco sobre o seu processo. “Ele [navegador enfermeiro] deverá fazer uma articulação dentro da linha de cuidado, além de uma movimentação no sistema complexo, olhando todos os passos da assistência, desde a comunidade, e englobando diagnóstico, tratamento e sobrevida.”

A especialista explicou que o profissional responsável deve olhar o paciente e acompanhar a jornada dele com atenção. “O enfermeiro navegador, antes do estudo, é um especialista em barreiras do cuidado. Muito mais do que olhar a doença é importante saber que é um paciente e será necessário saber cada passo do seu tratamento. Esse cenário sendo melhor desenhado trará mais benefícios para o paciente e família”, concluiu Lima.

As maiores barreiras percebidas referentes ao paciente são: não ter todas as informações necessárias para prosseguir com seu tratamento, como saber a unidade básica de saúde que deve ir, quem é o médico da família, quem está acompanhando seu caso e quando conseguirá marcar a consulta com o especialista.

Com o debate acontecendo, a especialista pontuou sobre a navegação no cenário americano, trazendo para o cenário brasileiro e informou que “no Brasil ainda não tem essa certificação semelhante ao modelo americano. Esse profissional além de possuir formação básica de enfermeiro e pós-graduação em oncologia, é preciso ter uma certificação adicional para que de fato ele possa ser um enfermeiro credenciado em oncologia.”

No webinar foram identificadas quais as áreas importantes para que o navegador possa fazer a prevenção, rastreamento, diagnostico, tratamento, sobrevivência, espaço de seguimento no cenário de câncer avançado e fim de vida. Darcia enfatizou que a instituição deve observar o cenário no qual está inserido e buscar a melhor solução ou modelo para ser colocado em prática.

Darcia Lima e Silva encerrou o webinar respondendo perguntas dos participantes e se colocou à disposição para todos os esclarecimentos que possam surgir a respeito do programa de navegação de pacientes oncológicos. Para mais informações: darcia.silva@amaralcarvalho.org.br ou https://www.astellas.com/br/pt-br

O Conexão Fehosp contou com 79 inscritos entre médicos e representantes de Santas Casas e hospitais filantrópicos. O debate está disponível no Youtube da Federação: https://youtu.be/CeTPniKVA0Y


Predicado Comunicação