Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

HPA E HEC PARTICIPAM DA CERTIFICAÇÃO POR ELIMINAR TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV NO MUNICÍPIO
18/12/2023

Na última quinta-feira, 14 de dezembro, Catanduva conquistou a certificação concedida pelo Ministério da Saúde em reconhecimento à bem-sucedida eliminação da transmissão vertical (de mãe para filho) do vírus HIV, resultado do comprometimento e da eficiência das equipes assistenciais e técnicas do município, que atingiram todas as metas estipuladas pelo MS.

A Secretaria Municipal de Saúde, em colaboração com diversas equipes, promoveu reunião de agradecimento para reconhecer o excelente trabalho realizado. O Secretário Municipal de Saúde, Adriano César Araújo, expressou sua gratidão a todos os envolvidos nesse processo de certificação, destacando a dedicação e o profissionalismo que levaram Catanduva a alcançar esse objetivo.

Representando os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, as colaboradoras Aline Cristina De Poli, enfermeira coordenadora da Maternidade e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, Regina Pardim, responsável técnica de Enfermagem, e Fabiana Colombo Vanali, coordenadora farmacêutica, participaram da reunião de agradecimento.

O reconhecimento abrange não apenas as unidades de saúde, mas também os serviços oferecidos pelos hospitais da Fundação Padre Albino, que desempenham um papel crucial nas boas práticas para a interrupção da transmissão vertical do HIV. A enfermeira coordenadora da Maternidade do HPA ressaltou que o reconhecimento reflete a qualidade da assistência no pré-natal, parto, puerpério e acompanhamento da criança, evidenciando a excelência do trabalho realizado por todos os profissionais envolvidos. “Essa certificação é o resultado do trabalho de todos os colaboradores envolvidos no atendimento às gestantes portadoras de HIV e seus recém-nascidos. Durante esse processo, buscamos qualificar nosso atendimento, acolhimento e cuidados com este público alcançando bons indicadores”, avaliou Aline De Poli.

A conquista da certificação foi baseada em critérios rigorosos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que avaliou indicadores de impacto e de processo, bem como a manutenção dos esforços conjuntos das equipes técnicas dos serviços de saúde. A Rede de Atenção Básica de Catanduva, a Vigilância Epidemiológica, a Equipe Consultório na Rua, o Programa Municipal IST/AIDS, o SAE - Serviço de Atendimento Especializado e a Maternidade do Hospital Padre Albino desempenharam papéis cruciais nesse processo.

Catanduva, entre as 27 cidades do Estado de São Paulo a receber o certificado, destacou-se como exemplo de sucesso no enfrentamento do HIV. Representantes da Secretaria Municipal de Saúde participaram da cerimônia de premiação que aconteceu no dia 8 de dezembro em Brasília/DF, onde 73 municípios de todo o país foram reconhecidos por seus esforços na eliminação da transmissão vertical do HIV.

 


Comunicação & Marketing FPA