Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

FELICIO APOSTA EM ‘SUS PAULISTA’ PARA AUMENTAR RECURSOS PARA AS SANTAS CASAS DO VALE
03/01/2024

Governador de São Paulo em exercício, Felicio Ramuth (PSD) aposta no ‘SUS Paulista’ para aumentar os recursos para as Santas Casas do Vale do Paraíba. Trata-se da nova tabela de repasses do SUS (Sistema Único de Saúde) que terá aumento em São Paulo a partir de 2024.

Além disso, o Estado vai ampliar o valor pago por meio do programa IGM (Incentivo à Gestão Municipal), que eleva os repasses estaduais aos municípios para os serviços públicos de saúde. A estimativa da Secretaria de Estado da Saúde é de um aporte em torno de R$ 700 milhões no próximo ano.

Ou seja, a partir de 2024, segundo Felicio, a tabela SUS Paulista complementará os pagamentos a unidades filantrópicas que prestam serviços pelo SUS, enquanto o IGM SUS Paulista aumentará os repasses aos municípios para a gestão das unidades municipais que atendem ao Sistema Único de Saúde.

A meta é que os programas contribuam para a sustentabilidade financeira das unidades, com mais qualidade nos serviços e aumento de pacientes atendidos, reduzindo filas e beneficiando a população.

“As entidades filantrópicas e as Santas Casas, a partir do ano que vem, serão beneficiadas com o SUS Paulista, essa também é uma grande diferença do governo na área da saúde”, afirmou Felicio, que visitou na quinta-feira (28) as obras do Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico, em Cruzeiro.

“Nos próximos dias devemos publicar a nova tabela do SUS Paulista, acrescentando até cinco vezes nos valores de procedimentos pagos para as Santas Casas e aos hospitais filantrópicos. O SUS Paulista vai poder oferecer melhores pagamentos para os procedimentos realizados pelas entidades. Essa rede vai proporcionar esse grande atendimento da saúde que está desenhado por toda equipe da Secretaria da Saúde”, completou o governador em exercício.

REDE AMPLIADA

Além disso, Felicio afirmou que a abertura do Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico, que deve entrar em operação em 2025, não provocará fechamento de nenhuma unidade de saúde que hoje atendo ao SUS na região.

“Independente da abertura do Hospital Regional, a Santa Casa continua atendendo a região. É uma grande rede de atendimento de hospitais filantrópicos, Santas Casas, os nossos hospitais administrados por OS e a rede básica, que é de responsabilidade também dos municípios. É esse trabalho conjunto que o SUS preconiza para que a gente possa atender melhor a população”, disse Felicio.

Em Cruzeiro, ele anunciou que a Santa Casa da cidade deve ter um aumento nos repasses estaduais para ampliar em 33% o atendimento de hemodiálise, ganhando um novo turno.

“Tenho certeza que, após a reunião, teremos mais boas notícias para a região e para a Santa Casa [de Cruzeiro] que tem sido um grande parceiro”, disse Felicio.

“É assim que a gente consegue evoluir a cada momento e prestar melhores serviços. Quando o Hospital Regional funcionar aqui não está previsto que qualquer outro hospital que preste serviço seja fechado. É um hospital que vem fortalecer os atendimentos de saúde para a região”, explicou o governador em exercício.

 

Leia mais em: https://sampi.net.br/bauru/noticias/2807528/vale-do-paraiba/2023/12/felicio-aposta-em-sus-paulista-para-aumentar-recursos-para-as-santas-casas-do-vale


JCNet