Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

22º AUDHOSP e 8º AUDHASS: conectando o futuro da auditoria em saúde com debates relevantes e inovações
12/09/2024

Nesta quinta-feira (12), o 22º AUDHOSP e o 8º AUDHASS continuam com um segundo dia de atividades, reunindo 620 participantes de São Paulo e de outros 17 estados do Brasil. Confira os destaques e debates apresentados:

AUDHOSP

No AUDHOSP, estamos moldando o futuro da auditoria em saúde e impulsionando transformações positivas nas instituições. Discutimos os desafios enfrentados pelo SUS, como a eficiência no uso dos serviços, o modelo assistencial, o acesso da população, os recursos financeiros e os investimentos. A saúde suplementar também foi abordada em discussões conduzidas por palestrantes renomados.

Na mesa “Governo e seus papéis na sustentabilidade do sistema de saúde”, Alexandre Alves Rodrigues, auditor-geral do Sistema Único de Saúde no Ministério da Saúde, destacou a importância do DENASUS como auditoria interna essencial ao Sistema Nacional de Auditoria do SUS. Marília Louvison, coordenadora do curso de bacharelado em saúde pública da FSP/USP, refletiu sobre “Auditoria como cliente do controle (primário): O papel dos componentes estaduais e municipais”. Andressa Christina Gorla, da assessoria técnica do Ministério da Saúde, seguiu com uma discussão sobre “Auditoria, controle e avaliação de produção assistencial”.

À tarde, a mesa “Controle, avaliação e auditoria: governança e impactos na sustentabilidade dos serviços” contou com as palestras de Luís Preto, diretor da Divisão de Sistemas de Produção e Cadastro do SUS da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, e Vanderlei Soares Moya, médico auditor da Secretaria Estadual de Saúde e coordenador científico do 22º AUDHOSP. Luís Preto abordou o “Relatório de saída do SIA: controle e avaliação”, e Moya discutiu “SIHD: Relatório de saída: bloqueio e rejeições de AIH e o impacto na sustentabilidade do serviço”.

Na mesa “Sustentabilidade do sistema de saúde”, Mário César Homsi Bernardes, diretor-geral da CMB, debateu “Quanto o SUS paga por procedimento. Há equidade?”, destacando as diferentes formas de financiamento e os desafios das instituições filantrópicas. Ricardo Conti Barbeiro, membro da diretoria do COSEMS/SP e secretário de Saúde de Lençóis Paulista, e Alberto Tomasi, assessor técnico de gabinete IV na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, apresentaram o tema “Cases: Tabela SUS Paulista e o papel do gestor municipal”.

AUDHASS

O AUDHASS, fundamental para discutir os desafios em auditoria e faturamento em saúde, trouxe especialistas e profissionais para aprimorar práticas essenciais no setor.

Durante a manhã, a Mesa 3 “A enfermagem na auditoria” foi conduzida por Cátia Neres, presidente da ABEA-SP (Associação Brasileira de Enfermagem em Auditoria), e Fernando Strazzeri, enfermeiro especialista em auditoria no São Cristóvão Saúde, destacando a maior participação da enfermagem na gestão de faturamento. Ana Letícia Zirbes, gerente de faturamento no Hospital Mãe de Deus, e Daniele Abreu, coordenadora de faturamento na Associação Americanense de Saúde, compartilharam cases de sucesso.

À tarde, o AUDHASS focou nos desafios da saúde para 2025. Ricardo Cordeiro, diretor médico/técnico na Dasa, apresentou uma perspectiva valiosa sobre os futuros desafios do setor. Mauro Couri, superintendente operacional da UNIMED FESP, abordou “TEA – diagnóstico, tratamento e a responsabilidade social”, destacando inovações e a responsabilidade social no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Paula Monica, diretora administrativa do Hospital do Câncer do Ceará, e Clarice Ikeda, gerente de controle de sinistro na VIVEST, compartilharam cases de hospitais.

Amanhã, sexta-feira (13), a programação será conjunta entre AUDHOSP e AUDHASS, com início às 8h30. Os temas abordados incluirão: Implantação do CID-11 no Brasil; TRANSPLANTE é para todos: ANS e SUS. Quando o convênio não cobre o procedimento; O papel do Auditor Médico – Reflexão, Atuação e Competências. A programação será seguida pela cerimônia de encerramento, com a presença da comissão científica e organizadora do evento. Não perca!


Foto: Eder Mosna (@edermosnafotogr)