Papel vital dos filantrópicos no SUS é destaque em artigo assinado pelo diretor-presidente da Fehosp, no JOTA
16/09/2024
No próximo dia 19 de setembro, o SUS (Sistema Único de Saúde) completará 34 anos e, em artigo publicado no JOTA - importante veículo de imprensa que traz conteúdo aprofundado sobre assuntos de interesse para profissionais, investidores e gestores -, o presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Edson Rogatti, fala sobre o papel primordial que as Santas Casas e hospitais filantrópicos têm para o funcionamento do SUS, especialmente em São Paulo, o estado mais populoso e com uma das maiores redes hospitalares do país.
O território paulista é o segundo estado do país com mais municípios dependentes do SUS. São Paulo conta com 405 hospitais filantrópicos, número maior do que as unidades públicas (330) e privadas (358). Em 181 cidades paulistas, essas instituições são o único equipamento de saúde para atender toda a população.
No texto, Rogatti fala, ainda, sobre os desafios financeiros das instituições filantrópicas e sobre a Tabela SUS Paulista, criada em 2023 pelo governo do Estado, que surgiu como uma solução promissora para as instituições do estado.
Leia o teor completo, no link https://www.jota.info/artigos/a-contribuicao-dos-hospitais-filantropicos-de-sp-para-sustentacao-do-sus