Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

GRUPO SANTA CASA DE FRANCA RECEBE ACREDITAÇÃO NÍVEL PLENO DA ONA
16/10/2024

O Grupo Santa Casa de Franca alcançou uma importante conquista em sua história ao receber neste mês a acreditação ONA nível 2: Acreditado Pleno. Essa certificação reconhece a excelência na gestão hospitalar da unidade de saúde, avaliando a segurança do paciente e a integração entre todas as áreas do hospital. Com esse feito, a instituição se tornou a 4ª Santa Casa no estado de São Paulo a obter a certificação ‘Pleno’. Inclusive, pulando direto para o nível 2 logo na sua primeira avaliação.

O processo de acreditação inclui uma avaliação rigorosa realizada por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e uma equipe especializada habilitada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Durante a auditoria, são analisados os critérios do Manual Brasileiro de Acreditação, que abrangem desde a segurança do paciente até a gestão integrada dos processos, garantindo que todas as áreas do hospital estejam alinhadas e em constante melhoria.

O presidente do Grupo Santa Casa de Franca, Tony Graciano, agradeceu todos os funcionários das três unidades do grupo (Hospital Geral, Hospital do Coração e Hospital do Câncer) que trabalharam para a conquista da acreditação. "Essa certificação é fruto do trabalho árduo, dedicação e comprometimento de cada colaborador. Todos, sem exceção, desempenharam um papel essencial para que chegássemos a esse resultado. A acreditação ONA nível 2 consolida nosso foco na excelência e na segurança no atendimento aos nossos pacientes. Isso só foi alcançado graças à união e ao empenho de todos. E é apenas o começo”, disse.

Ele aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância das Organizações Sociais de Saúde (OSSs), ressaltando que o Grupo Santa Casa de Franca, como uma OSS, é fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS). “As OSSs são essenciais para o fortalecimento da saúde pública. Elas permitem uma gestão mais ágil e eficiente, o que nos ajuda a ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população, sempre alinhadas aos princípios do SUS, dando prioridade também para economia e produtividade", destacou o presidente.

Recentemente, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Campinas, administrado pela OSS do Grupo Santa Casa de Franca, também conseguiu o nível 2 de acreditação.

Em 2018, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo afirmou que os serviços de saúde sob a gestão de OSSs apresentavam uma produtividade até 52% superior que as demais. Além disso, os  equipamentos operavam com custos cerca de 32% inferiores em comparação com aqueles administrados diretamente pelo governo.

Colhendo os frutos

O administrador hospitalar do Grupo Santa Casa de Franca, Thiago da Silva, esteve ativamente envolvido no processo de obtenção da certificação. Ele ressalta a conquista da acreditação nível 2, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância de lembrar dos desafios enfrentados ao longo da sua trajetória dentro da instituição.

"Quando entrei, havia uma grande dívida e uma estrutura comprometida. Mas, apesar das dificuldades, era apenas o começo. Hoje, ao lado do IQG, buscamos uma certificação de qualidade assistencial que valoriza nosso trabalho e inspira outras Santas Casas. Quero deixar um recado para todos: não desanimem. O sucesso não é um destino, mas sim a jornada que cada um de nós está disposto a trilhar”, disse.

Reconhecimento da ONA e do IQG

A gerente de operações da ONA, Gilvane Lolato, fez questão de ressaltar a conquista do nível 2 de acreditação na primeira avaliação do hospital. "O Grupo Santa Casa de Franca obteve êxito ao conquistar a acreditação nível 2 logo em seu primeiro processo de acreditação. Isso demonstra investimento e a preocupação da instituição em proporcionar segurança ao paciente, cumprindo requisitos intermediários da certificação.”

“Esse reconhecimento valida o trabalho da instituição e confirma que está no caminho certo ao buscar constantemente inovação e aprimoramento. A certificação é um marco que desafia a instituição a manter uma cultura de qualidade e segurança em todos os níveis da organização", ressalta a especialista.

O IQG (Instituto Qualisa de Gestão) foi o instituto responsável pela avaliação das unidades do Grupo Santa Casa de Franca. A CEO da empresa, Mara Machado, também elogiou o desempenho do Grupo Santa Casa de Franca. “A Acreditação da ONA é uma referência para instituições que atuam na saúde. Ela mostra o compromisso com o paciente, em buscar gestão eficiente, atendimento de qualidade e constante aperfeiçoamento de processos gerais. Assegura um modelo de gestão comprometido com a qualidade e a segurança”, explicou.

Para o superintendente técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação é um reflexo do compromisso do Grupo Santa Casa de Franca com os padrões de qualidade. Ele também ressalta que é preciso manter os investimentos contínuos em segurança do paciente para manter a certificação.

“A acreditação é um reconhecimento de que a organização atende aos rigorosos critérios que a metodologia da ONA exige. Esse é um processo voluntário e educativo, que envolve visitas periódicas e a verificação de mais de 1,7 mil requisitos em todas as áreas da instituição. É uma honra ver o Grupo Santa Casa de Franca avançando para o nível 2, com uma certificação válida por dois anos”, disse.

Sobre o Grupo Santa Casa de Franca

O Grupo Santa Casa de Franca, referência regional de urgência e emergência em média e alta complexidade, envolve três unidades hospitalares: Hospital Geral, Hospital do Câncer (Unidade Oncológica), Hospital do Coração (Unidade Coronariana), além de um Centro de Reabilitação com atendimento multidisciplinar.

A entidade também atua como OSS (Organização Social de Saúde) e administra os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) das cidades de Franca, Taquaritinga, Casa Branca, Campinas, Vale do Jurumirim, São Carlos e Ribeirão Preto.

Sendo a única instituição de referência terciária do SUS em toda a região, atende a 22 municípios do DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde), incluindo Franca - o que abrange uma população estimada em mais de 700 mil habitantes.


Sampi Net