PARCERIA: HOSPITAL SÃO VICENTE E SANTA CASA DE ITATIBA AUMENTAM VAGAS PARA CIRURGIAS ONCOLÓGICAS
23/10/2024
Uma nova parceria entre o Hospital São Vicente de Paulo e a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, visa ampliar a oferta de vagas cirúrgicas para pacientes oncológicos. Essa iniciativa abrange a Região Metropolitana de Jundiaí, que faz parte da “Rede Hebe Camargo”, uma rede estadual de combate ao câncer.
Com a estrutura do Hospital São Vicente e da Santa Casa de Itatiba trabalhando de forma conjunta, espera-se reduzir significativamente o tempo de espera por cirurgias oncológicas. Em agosto, por exemplo, 23 pacientes de municípios vizinhos foram encaminhados para cirurgia oncológica em Itatiba, e o mesmo ocorreu em outubro com mais 23 pacientes.
Cooperação entre o Hospital São Vicente e instituições de saúde
O Hospital São Vicente fornecerá à Santa Casa de Itatiba os dados dos pacientes atendidos no Ambulatório de Especialidades que aguardam por cirurgia oncológica. Inicialmente, os procedimentos serão focados em cirurgias de câncer do aparelho gastrointestinal e pele, áreas em que a Santa Casa de Itatiba é habilitada.
“Recentemente, fomos certificados como Rede de Saúde Integrada pela ONA, o que fortalece a estratégia de trabalho em rede nas áreas primária, secundária e terciária. Essa parceria expande o conceito de articulação de rede, inclusive com outros municípios, focando no cuidado integrado do paciente. No caso de pacientes oncológicos, essa questão torna-se ainda mais relevante, pois aumenta a capacidade de acesso e a agilidade no tratamento”, afirma Matheus Gomes, superintendente do Hospital São Vicente.
Essa colaboração entre as instituições de saúde também é vista como uma forma de desafogar a demanda hospitalar do HSV. Segundo Matheus Gomes, a parceria é crucial para melhorar o atendimento de saúde na região, reduzindo o tempo de espera para cirurgias e garantindo acesso a tratamentos de qualidade para os moradores de Jundiaí e região.
Ele destaca que a integração entre as duas cidades vai proporcionar uma rede de serviços mais abrangente.
Para o coordenador do serviço de oncologia do HSV, Dr. Izandro Regis de Brito, a parceria qualificada entre as instituições de saúde “garante a otimização do tratamento ofertado ao paciente oncológico, o que traz impactos positivos, tanto sanitários quanto sociais, na vida dos pacientes e da comunidade.”
Tiago Texera, gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), ressalta a importância de um trabalho integrado: “Trabalhando de maneira regionalizada e integrada, conseguimos garantir acesso qualificado e tempo oportuno para salvar vidas.”
Fortalecimento da parceria entre Jundiaí e Itatiba
O secretário de saúde de Itatiba, Renan Irabi, reforça a relevância dessa parceria, destacando a ligação histórica entre Jundiaí e Itatiba na área da saúde.
“A Santa Casa de Itatiba é um pilar fundamental na nossa rede de saúde, não só para os moradores da cidade, mas para toda a região. Essa colaboração amplia ainda mais essa aliança, trazendo benefícios concretos e imediatos, garantindo que pacientes oncológicos de toda a região possam ter um tratamento mais rápido e eficaz,” afirma Irabi.
Tribuna de Jundiaí