Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

TRÊS REGIONAIS DE SÃO PAULO SÃO PREMIADAS POR INICIATIVAS COM FOCO NA REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE
21/11/2024

No dia 13 de novembro, o 2º Fórum de Experiências Exitosas da Saúde, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, premiou três projetos entre 194 inscritos, reconhecendo iniciativas que fortaleceram a pactuação das redes de saúde paulista. As regiões vencedoras foram Araraquara, Franca e Ribeirão Preto. Confira os temas apresentados por cada uma:

Araraquara 

A região de Araraquara foi a vencedora na área temática de “Expansão da Oferta sob a Ótica do Atendimento às Demandas das Redes Regionais de Atenção à Saúde”, com a apresentação da iniciativa de “Polissonografia: A Tabela SUS como Ferramenta para Suprimir um Vazio Assistencial na Rede Regionalizada de Atenção à Saúde 18”.

 O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araraquara identificou uma carência em neurologia, principalmente, na oferta de exame de polissonografia. “Não tínhamos nenhum prestador SUS que ofertasse esse exame”, explicou Mary Cristina Ribeiro, Diretora Técnica de Saúde II Planejamento do DRS.

Entre os objetivos alcançados pelo trabalho vencedor, estavam: atender a demanda reprimida, quantificar a necessidade mensal, evitar a judicialização de novas solicitações, pagar um valor justo pelo serviço do prestador e proporcionar um atendimento digno aos usuários do SUS. Após a análise da carência e como resultado do trabalho, a região de saúde conquistou o dobro do valor do exame pela Tabela SUS Paulista, além da oferta de 50 exames por mês e a satisfação dos gestores pela resolução de um importante vazio assistencial.

Franca

Já a região de Franca foi vitoriosa na área de “Experiências de Reconversão de Hospital de Pequeno Porte” com o trabalho de “Implantação de Leitos de Saúde Mental na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ipuã, perspectiva de um Hospital de Pequeno Porte”.

O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Franca juntamente com os municípios da região entendeu a carência em saúde mental na Santa Casa de Misericórdia de Ipuã, e a partir da ausência, buscaram a qualificação do cuidado hospitalar; ampliação da oferta e cuidado integrado; e fortalecimento e utilização das articulações intersetoriais.

Caracterizado como hospital de pequeno porte com 50 leitos, a casa de saúde conquistou o aumento de quatro leitos em saúde mental, readequações na unidade referente ao setor de Recursos Humanos e mudança na percepção do serviço quanto ao cuidado hospitalar, com a integração de assistentes sociais e psicólogos.

Ribeirão Preto

Por fim, a região de Ribeirão Preto foi vencedora na temática ‘Revisão de Planos Assistenciais Visando Adequação às Necessidades de Saúde das Redes Regionais de Atenção à Saúde’ com a apresentação da iniciativa “O Uso do Telediagnóstico para o Atendimento do AVC Agudo na Rede de Atenção à Saúde do SUS”.

O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Ribeirão Preto entendeu a necessidade de fortalecer a linha de cuidados do Acidente Vascular Cerebral (AVC) na Urgência e Emergência do município de Batatais, além da oferta de tomografia 24 horas e tratamento para identificação da doença no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O AVC é a segunda causa de morte entre idosos e a principal causa de incapacidade, ou seja, se a doença não mata, ela leva a sequelas e a incapacidades que afetam diretamente à qualidade de vida dos nossos usuários”, apontou Bruna Francielle Toneti, Secretária Municipal de Saúde de Batatais.

Diante do trabalho da equipe, foi possível a capacitação dos usuários, por meio do projeto “Heróis Rápidos”, onde crianças de 5 a 10 anos, por meio de uma cartilha, aprendem sobre os sinais do AVC; e o apoio de uma equipe de Neurologia no município, diminuindo a necessidade de deslocamento à unidade de emergência.

Os projetos exibidos no fórum apresentaram as ações desenvolvidas nos municípios com o apoio da Regionalização, IGM e Tabela SUS Paulista, diante das carências e necessidades de cada um. O bom funcionamento das iniciativas garante melhores estratégias de gestão, permitindo que essas práticas sejam replicadas e adaptadas em outras regiões, ampliando os benefícios para toda a população.