Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

ONA ENTREGA CERTIFICADO DE ACREDITAÇÃO PLENA AO CECAN DA SANTA CASA
17/01/2025

Certificação exigiu processos mais seguros e evidências da qualidade assistencial, de forma a disseminar a cultura de constantes avanços e melhorias

Médicos, funcionários e diretores do Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba reuniram-se na tarde do último dia 15 junto à direção do Hospital e do DRS-10 (Departamento Regional de Saúde) para o recebimento oficial da Certificação ONA nível 2 - Acreditado Pleno.

A entrega foi feita pelo IQG- Instituto Qualisa de Gestão, atestando melhorias em todas as áreas da unidade oncológica, por meio de uma gestão integrada de processos,tendo-se como foco as ações destinadas à segurança do paciente e à melhora contínua dos serviços em conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação.

Segundo o oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN, a conquista da certificação foi uma jornada marcada, acima de tudo, pelo compromisso inabalávelda equipe com a saúde e o bem-estar dos pacientes. “Partimos do princípio de que nossos processos são seguros e muito bem elaborados e, por este, motivo estávamos prontos para a acreditação; contexto no qual cada colaborador desempenhou papel fundamental, dedicando-se incansavelmente para promover mudanças e oferecer o atendimento de qualidade que sempre caracterizou o serviço”, disse Medina.  

Segundo ele, a saúde não se resume a procedimentos e diagnósticos. “A saúde é sobre pessoas, histórias de vida e sonhos; é sobre acolher, cuidar, confortar e oferecer esperança a partir do momento delicado dodiagnóstico do câncer”, afirmou.

Para o oncologista, a certificação consolida o compromisso da unidade em buscar sempre a excelência em todas as suas práticas, com o máximo de segurança, eficiência e respeito. Ele agradeceu a confiança depositada no serviço pelos pacientes ao longo dos 32 anos do CECAN; aos colaboradores pela eficiência que faz diferença na vida de milhares de pessoas; aos parceiros pela construção de um futuro promissor; e à Santa Casa pelo apoio e investimento. “Vocês são nossos maiores incentivadores”, disse, revelando que, dentro de oito meses, o CECAN passará por uma nova avaliação; desta vez para se submeter à certificação nível 3, de excelência.

O diretor do DRS-10, Moisés Taglieta, por sua vez, falou sobre os grandes desafios impostos pelos processos de acreditação e cumprimentou o complexo Santa Casa pela decisão e coragem de se submeter às criteriosas avaliaçõesda ONA. “Isso demonstra que todos os atores envolvidos estão cumprindo suas funções da melhor forma possível e, para o DRS-10, saber que temos um serviço desse nível à disposição de Piracicaba e região é muito reconfortante”, considerou. Segundo ele, a certificação marca a implantação de uma nova filosofia de trabalho dentro do serviço, que está ainda mais qualificado para a assistência regional que pratica.

O vice-provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão, falou em nome do provedor Alexandre Valvano Neto, que justificou ausência durante a visita que fez mais cedo ao CECAN para levar seus cumprimentos. Ele revelou-se entusiasmado com a Unidade, a primeira do Hospital a receber a Cerificação ONA, e falou do orgulho que tem da forma como as pessoas se referem à assistência recebida.

Ao cumprimentar a direção do CECAN e seus funcionários, Pavão referiu-se aos esforços e desafios enfrentados por eles para que a Unidade estivesse apta a passar pela avaliação ONA e lembrou que, ao longo de seus 32 anos, a unidade oncológica  só trouxe melhorias, eficiência, competência e solução aos problemas enfrentados por Piracicaba e região na área oncológica. “Sinto-me honrado”, ressaltou.

Ele conta que, para conquistar a certificação, o CECAN passou por auditorias interna para visualização de fragilidades, pontos fortes e fracos da unidade, em um processo que envolveu conversa com diretores e gestores, bem como visitas in loco aos diversos setores de trabalho, com abordagens inclusive junto aos pacientes e à recepção, para acompanhar desde o momento em que o paciente pega a sua senha de atendimento até a execução dos processos de alta complexidade.

De acordo com o diretor do IQG, Jadson Costa, no decorrer da avaliação, todas as áreas do CECAN foram visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação. Segundo ele, a extrema relevância deste selo de qualidade pode ser mensurada pelo que ele simboliza: processos ainda mais seguros e, sobretudo, o reconhecimento de uma equipe que soube colocar em prática as orientações recebidas, reavaliar processos e evidenciar a qualidade do trabalho que vem sendo feito, de forma a disseminar a cultura de melhoria.

 

Foto- Jadson Costa, do IQG, durante entrega Certificação aos oncologistas André Moraes, Mary da Silva Thereza e Fernando Medina, diretores do CECAN