Inteligência que conecta: começa o 34º Congresso Fehosp com debates que unem tecnologia, gestão e cuidado
16/04/2025
Nesta terça-feira (15), o 34º Congresso Fehosp deu início a uma programação intensa, reunindo lideranças do setor filantrópico de saúde, especialistas e autoridades públicas em torno do tema central e urgente: “Integrando Inteligências na Gestão da Saúde”. O pré-congresso começou com o pé direito, sendo um sucesso absoluto!
SALA 1
Na SALA 1, o público se aprofundou nas perspectivas da Tabela SUS Paulista e Regionalização em 2024, acompanhando as apresentações de Renilson Rehem, coordenador do programa de Regionalização da Saúde e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e João Gabbardo, diretor-presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul – IPE Saúde.
SALA 2
O foco foi o futuro do CEBAS. As atualizações e projeções ficaram a cargo de Leilane Daameche Rocha e André Almeida, respectivamente, coordenadora geral de Projetos Especiais dos Hospitais Filantrópicos – CGPROF/DCEBAS/SAES/MS e executivo e sócio fundador responsável pelos dados na NUMB3RS.
Fóruns Técnicos
A manhã foi marcada por ricas trocas entre palestrantes e congressistas, com debates profundos e práticos:
Fórum Controladoria, Finanças, Contabilidade e Custos:
Abordou temas essenciais como “Como está evoluindo o programa de Saúde Digital do Estado de São Paulo?” e “Gestão por OSS – Critérios para Avaliação da Capacidade Operacional nos Hospitais e Ambulatórios da SES/SP – 200 Pontos”.
Fórum Gestão com Pessoas:
Promoveu reflexões intensas com os temas “Comunicação de más notícias em serviços de saúde: da teoria à prática” e “Múltiplas inteligências e cuidado centrado na pessoa: um caminho em construção”.
À tarde, os debates continuaram com novas abordagens:
No fórum de Controladoria, foram discutidas “Soluções que impulsionam a sustentabilidade econômica das organizações de saúde”, além de temas integrados como “Saúde Digital: a IA atrelada ao cuidado do paciente, prática médica e resultados operacionais” e “Tabela SUS-Paulista 2025 – Precisamos adquirir novas habilidades e inteligências para entendimento do principal programa de incentivo do Estado de São Paulo, estamos preparados, nossos hospitais estão?”.
Em Gestão com Pessoas, os debates seguiram com os temas “Ambientes e práticas simuladas: as múltiplas inteligências na educação em saúde”, “Menos Custo, Mais Cuidado: Como a Otimização da Força de Trabalho Transforma a Saúde Filantrópica” e “Alegria no trabalho: integrando as diferentes inteligências”.
Abertura Oficial
A cerimônia de abertura marcou oficialmente o 34º Congresso Fehosp, reunindo novamente as lideranças, especialistas e autoridades em torno do tema “Integrando Inteligências na Gestão da Saúde”.
No discurso de abertura, Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp, destacou a importância de uma visão ampla, estratégica e conectada da saúde:
“Vamos falar de tecnologia. De inteligência artificial. De ferramentas digitais... Mas não estamos falando apenas de máquinas. Estamos falando principalmente das pessoas que conduzem essas tecnologias.”
Renata Bugatti, coordenadora científica do congresso, ressaltou o papel das equipes hospitalares na incorporação de tecnologias e inovações, incentivando os congressistas a aproveitar o evento para aprender e fazer conexões significativas.
Entre as autoridades presentes, Mirocles Véras, presidente da CMB, e Eleuses Paiva, secretário estadual de saúde de São Paulo, enfatizaram os avanços trazidos pela Tabela SUS Paulista. Segundo o secretário, a iniciativa já repassou R$ 4,3 bilhões às instituições conveniadas ao SUS em 2024 – um aumento de 80% em comparação ao ano anterior, com recursos 100% oriundos do Tesouro Estadual.
A palestra magna ficou por conta de Flávio Tavares, CEO da Upper e da Moovr, com o tema "Em terra de robôs, quem tem coração é rei". Ele abordou os desafios e as oportunidades da inovação, destacando a importância da sensibilidade humana na liderança e na gestão.
O encerramento do primeiro dia contou com a participação do professor e médico Giovanni Cerri, presidente do Conselho Diretor do InRad e do InovaHC, que apresentou reflexões sobre a aplicação da inteligência artificial na saúde, com foco em soluções acessíveis à realidade hospitalar.
A programação segue nesta terça-feira (16) com painéis técnicos, debates de alto nível e temas estratégicos para o fortalecimento das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos. Acompanhe!