Santa Casa de Jahu atinge nota máxima em avaliação nacional de testes rápidos
15/12/2025
A Santa Casa de Jahu alcançou resultado máximo na 30ª rodada prática do programa AEQ-TR, avaliação externa de qualidade de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) que mede o desempenho de unidades de saúde em todo o país.
O programa AEQ-TR funciona como instrumento educacional para todos os profissionais das unidades públicas de saúde que realizam testes rápidos em sua rotina.
A iniciativa resulta de parceria entre o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI/SVSA/MS) do Ministério da Saúde e o Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia da Universidade Federal de Santa Catarina (LBMMS/UFSC).
A participação na qualificação permite que cada profissional avalie e execute corretamente os testes, a fim de produzir resultados confiáveis para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Participaram dessa rodada de testes, as enfermeiras Bruna F. Morelli Amador, Natalli Silvestrini Benedetti, Laiz F. Ferreira, Leonice Keller, Débora F. Gomes e Michelle Previero (foto).
A Santa Casa conta com 30 enfermeiros capacitados para a realização dos testes rápidos, além de oferecer acolhimento e aconselhamento nos casos que precisam de acompanhamento.