Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

A solidariedade como tema do Carnaval 2013
01/02/2013

Banco de Sangue de Sertãozinho convida a população a praticar um gesto solidário antes de aproveitar a folia carnavalesca.


“Sonhar não custa nada e o meu sonho é tão real. Mergulhei nessa magia, era tudo que eu queria para esse Carnaval”. O samba-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, de 1992, pode funcionar como uma conotação à necessidade dos bancos de sangue de todo o Brasil, principalmente às vésperas da maior festa popular do país.

Com a chegada do Carnaval, o sonho de todos os bancos de sangue brasileiros é garantir que seus estoques de hemocomponentes se mantenham em níveis seguros, o que depende exclusivamente da doação voluntária de sangue. Um sonho real, que apesar do aumento da informação, ainda encontra dificuldades para se materializar no Brasil, já que o hábito da doação sanguínea ainda não está totalmente enraizado na população. A tragédia ocorrida na madrugada do último dia 27, em Santa Maria/RS, deixou isso claro: emergências tristes e atípicas podem acontecer, mas será que os pedidos por doadores de sangue seriam tão numerosos se a população tivesse o hábito de doar mais?

O acontecimento que chocou o país no início desta semana e o incansável apelo da mídia por doadores de sangue também traz outra reflexão: para quantos daqueles feridos uma bolsa de hemocomponente separava a vida da morte?

É consciente das urgências habituais do dia a dia e das catástrofes que podem acometer centenas de pessoas de forma imprevisível, que o Banco de Sangue de Sertãozinho convida a população a refletir sobre a importância da doação sanguínea, principalmente agora, que faltam poucos dias para o Carnaval. “Não é mistério para ninguém que durante o Carnaval, os acidentes graves de trânsito aumentam de forma assustadora, em função do abuso de bebidas alcoólicas e até mesmo do sono ao volante. Os pacientes oriundos desses acidentes invariavelmente necessitam de transfusões, o que faz aumentar de maneira instantânea a demanda por sangue”, explica a diretora do Banco de Sangue de Sertãozinho, Drª Rita de Cássia Lopes Pacca, que completa: “é por isso que pedimos aos doadores que não deixem de fazer sua contribuição antes de curtir a folia carnavalesca, pois esta atitude simples pode ajudar a salvar várias vidas”.

Como doar – Quem estiver interessado em fazer uma boa ação antes do Carnaval, pode mobilizar seu grupo de amigos para formar uma república ou um bloco carnavalesco diferente, que agite a bandeira da solidariedade. Neste caso, as doações coletivas podem ser agendadas de segunda-feira a sábado, das 07h às 17h, através do telefone (16) 3942-3404, junto ao setor de Captação de Doadores do Banco de Sangue de Sertãozinho.

As coletas das doações coletivas e também individuais são realizadas das 07h ao meio-dia, de segunda a sábado, na sede do Banco de Sangue, localizada à rua Epitácio Pessoa, nº 1.401, no Centro da cidade.

Quem pode doar - Pessoas com idades entre 16 e 67 anos; que estejam em boas condições de saúde e alimentadas, mas não tenham ingerido álcool ou comidas gordurosas nas 12 horas anteriores à doação; podem doar sangue munidas de documento oficial com foto. É válido lembrar que menores só podem doar com a autorização dos pais.

Completada a doação, é servido um lanche para cada doador, que tem a finalidade de elevar o nível de açúcar no sangue e iniciar a reposição de sais minerais.

Dúvidas e outras informações podem ser obtidas através do site: www.bssdoesangue.com.br.

E nunca é demais lembrar: doar sangue não dói, não engorda, não emagrece, não afina e nem engrossa o sangue. Doar sangue é um ato de amor, que beneficia quem doa e quem recebe.

Fonte: Assessoria de Imprensa Santa Casa de Sertãozinho