Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

IDIS promove curso de captação de recursos para hospitais filantrópicos
20/07/2015

O Hospital Amparo Maternal recebe a partir de hoje, mais uma oficina do Projeto de Sustentabilidade da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo) e desenvolvido pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social). Em funcionamento desde janeiro, a meta é capacitar mais de 100 hospitais no estado.
 
Os especialistas do IDIS ensinam como profissionalizar ou implantar os setores de captação de recursos desses hospitais e propõem como usar adequadamente as ferramentas para elaboração de projetos que resgatam a participação da comunidade. 
 
É uma oportunidade para as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos acabarem com o caráter de informalidade e tratar a captação de recursos de outra forma. Com a colaboração do IDIS, hoje, várias entidades têm projetos para a reforma e ampliação de sala de espera de diagnóstico por imagem, de centro cirúrgico, de construção de cantinas e de estacionamentos, entre outros.
 
Para o consultor estratégico e fundador do IDIS, Marcos Kisil, o déficit financeiro das Santas Casas é uma realidade. “Precisamos desenvolver mecanismos para administrar recursos, mostrar resultados e também resgatar a participação da comunidade”, avaliou.
 
Na “Oficina 1” de captação de recursos participam representantes de hospitais do Campinas, Jundiaí, Porto Feliz, Registro, Santos, São Paulo (IAVC-Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho e Casa de David), São Roque, Sorocaba (FUNDASP-Hospital Santa Lucinda) e Tatuí. Serão mais duas oficinas até o início do mês de setembro, com 20 horas de duração cada, intercaladas com sessões de coaching, chegando à fase final para colocar em prática os projetos definidos por cada unidade.
 
Durante as oficinas, os profissionais da saúde aprendem desde a introdução ao projeto, planejamento e mix de estratégias para a captação de recursos, tipos de campanha, fontes de financiamento, mobilização comunitária e comunicação, gestão de projetos e, finalmente, a avaliação de resultados. 
 
O Hospital Amparo Maternal sediará a Oficina 1 até 22 de julho. A Oficina 2 será realizada de  10 a 12 de agosto e a Oficina 3 de 31 de agosto a 2 de setembro, na Associação Congregação Santa Catarina, localizada à Rua Cincinato Braga,144, na Bela Vista.