Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa defende economia de água todo dia
22/03/2016

Uma equipe de manutenção ativa e comprometida com a verificação diária com vistas à prevenção de vazamentos no Hospital; uma equipe de higienização treinada para utilizar apenas baldes no processo de limpeza de vidros, calçadas e áreas externas; instalação de sensores em todas as torneiras do centro cirúrgico, centro obstétrico, centro de cirurgia plástica, refeitório e consultórios médicos; redutores de fluxo nas torneiras dos demais setores do Hospital; manutenção periódica e detalhada nas máquinas da lavanderia hospitalar e campanhas internas de conscientização.

Essas são algumas iniciativas que ilustram a luta diária da Santa Casa de Piracicaba contra o desperdício de água no ambiente hospitalar, comportamento reforçado hoje, 22, Dia Mundial da Água, por meio de um concurso de frases que, logo mais às 14 horas, vai premiar os três primeiros colocados com mudas de ipê amarelo. 

“O objetivo do movimento é conscientizar e despertar na comunidade hospitalar um olhar diferente para esta questão”, disse a funcionária Luciana Zambon, coordenadora da Comissão de Saúde Ambiental da Santa Casa. Segundo ela, ao promover ações com vistas ao consumo consciente de água no complexo hospitalar, a Santa Casa educa e estimula a mudança de hábitos para além dos muros do Hospital. “As pessoas levam esses exemplos para suas casas e os compartilham com filhos, amigos e vizinhos, ampliando o alcance da iniciativa”, disse.

A movimentação envolveu boa parte dos 1.600 funcionários que, além da elaboração de frases para o concurso interno, responderam a um questionário aplicado com o objetivo de mensurar o nível de conscientização e elencar as iniciativas mais criativas com relação à economia de água. 


“A maioria repudiou o uso de mangueira para lavar carros e quintais e revelou preocupação com o tempo do banho e com a forma correta de se escovar os dentes”, disse Zambon. Segundo ela, mais de 200 frases foram compostas para o concurso. “O resultado foi muito bom e a Comissão teve trabalho para selecionar as dez frases submetidas à votação da comunidade hospitalar para indicação das três melhores”, disse.

Ela chama a atenção para o comportamento exemplar de uma funcionária que afirmou nunca lavar roupas quando chove. “Ela disse que pode lavar roupas a qualquer momento, mas em dia de sol, ela reutiliza a água da máquina para lavar o quintal e a calçada, ações que não fazem sentido em dias de chuva”, explicou.

Coral da Capelania Evangélica se apresenta no Hospital

A palavra de Deus em forma de música. Com esta intenção, o coral da Capelania Evangélica amplia as ações coordenadas pela Santa Casa em alusão ao no Dia Mundial da Água, percorrendo o saguão principal da Santa Casa de Piracicaba e unidades de internação, acalentando os corações de pacientes hospitalizados e seus familiares. O gesto se repete há 20 anos e será retomado às 19h30 desta terça-feira, 22, quando 30 coralistas estarão sob a condução da maestrina Suzana Cabral.

“É um momento mágico e único. Levar a palavra de Deus em forma de louvores cristãos para os acamados é uma maneira de ajudar o próximo por meio do amor, do calor humano e do carinho proporcionados pela música, com um toque imprescindível de respeito ao meio ambiente”, salienta Edileusa de Faria Lofiego Sanches.

De acordo com ela, os louvores começam no saguão do Hospital e seguem pelas unidades de internação. “Nos apresentamos em média quatro vezes por ano na Santa Casa e quase não percebemos o tempo passar", enfatiza Edileusa, lembrando que a apresentação dura em média 1h30. "É maravilhoso e acalentador, pois trata-se de um trabalho desenvolvido com base exclusivamente no respeito e amor ao nosso próximo”, disse.

De acordo com o coordenador da Capelania Evangélica, Manoel Furlan, a apresentação do coral é resultado do trabalho voluntário que o grupo desenvolve na Santa Casa no atendimento a pacientes e familiares. "Promovemos visitas no leito de pacientes acamados que concordam em receber nossos integrantes", explica Furlan. Segundo ele, a assistência oferecida consiste em estabelecer um elo de amizade, ouvir as necessidades do paciente e, em resposta às questões levantadas por eles, oferecer conforto espiritual através da leitura da Bíblia, da oração, da doação de literatura específica e do aconselhamento.

Furlan esclarece que a Capelania Evangélica, integra a Associação das Capelanias Evangélicas de São Paulo, entidade presente em mais de 100 hospitais do Brasil e representatividade em outros dez países. “Estamos sempre dispostos em levar a palavra de Deus a quem precisa”, ressalta. Além do trabalho voluntário,a equipe também distribui livros com temas religiosos, nas linguagens adulto e infantil. “A leitura ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse que podem decorrer de uma internação hospitalar”, enfatiza.

 


Assessoria de imprensa Santa Casa de Piracicaba