FEHOSP se reúne com vice-presidente Geraldo Alckmin em defesa da saúde filantrópica
29/05/2025
Lideranças do setor solicitam apoio do Governo Federal para garantir sustentabilidade das Santas Casas e hospitais filantrópicos
Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (15), o diretor-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti, e a diretora administrativa e jurídica da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Monaliza Costa Santos, estiveram reunidos com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em Brasília (DF).
A reunião teve como principal objetivo apresentar os desafios enfrentados pelas instituições filantrópicas de saúde no Brasil, com ênfase no aumento expressivo do endividamento e no risco de descontinuidade da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Saúde (Cebas).
Atualmente, as Santas Casas e os hospitais filantrópicos são responsáveis por cerca de 60% de todos os atendimentos de média e alta complexidade do SUS, especialmente em regiões mais afastadas ou carentes de infraestrutura pública. No entanto, a defasagem da tabela SUS, os custos crescentes e a burocracia para manter a certificação Cebas têm colocado a sustentabilidade dessas instituições em risco.
Durante a audiência, os representantes solicitaram o apoio do Governo Federal para a criação de medidas emergenciais e estruturantes que possibilitem equilíbrio financeiro às entidades. Entre as propostas apresentadas estão a revisão dos critérios de manutenção do Cebas, a criação de linhas de crédito específicas para o setor e a ampliação de incentivos fiscais que reconheçam a relevância do papel social dessas instituições.
“O sistema filantrópico é um dos pilares do SUS. Mas, sem recursos adequados e segurança jurídica, corremos o risco de colapso. Levamos ao vice-presidente nossa preocupação com a manutenção do Cebas e pedimos apoio para políticas públicas que garantam a continuidade e qualidade do atendimento prestado à população”, afirmou Edson Rogatti, presidente da Fehosp.
“Essas instituições não têm fins lucrativos e existem justamente para suprir a ausência do Estado em muitas regiões. Ignorar sua crise é comprometer diretamente o acesso à saúde de milhões de brasileiros.”
O vice-presidente Geraldo Alckmin manifestou solidariedade ao setor e afirmou que fará todo o possível para contribuir com soluções que garantam a sobrevivência e fortalecimento das entidades filantrópicas. Ele também recebeu o convite oficial para participar do 35º Congresso Fehosp, previsto para abril de 2026, um dos maiores eventos nacionais voltados à gestão hospitalar e às políticas públicas de saúde.
A reunião foi considerada produtiva pelo presidente da Fehosp, que espera que o diálogo estabelecido com o Executivo se converta em ações efetivas de suporte ao setor.
“Saímos com a sensação de que a causa das Santas Casas foi ouvida. Esperamos que esse compromisso se traduza em medidas concretas que aliviem o sufoco financeiro das instituições e fortaleçam sua atuação dentro do SUS”, ressaltou Rogatti.
“A saúde filantrópica não pode ser esquecida. Ela é parte essencial da rede pública brasileira e precisa ser reconhecida com o devido valor”, finalizou.
Sobre a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo)
Há 65 anos, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) trabalha intensamente pela melhoria, profissionalização e modernização da rede hospitalar paulista, buscando excelência no atendimento à saúde da população. A Federação promove para as entidades beneficentes uma constante busca por recursos, atualização junto aos temas mais pertinentes relacionados à saúde e atuação intensa junto aos governos estadual e federal, agindo sempre em defesa dos interesses da classe hospitalar, sendo a voz das entidades filantrópicas junto aos vários segmentos da sociedade.
Predicado Comunicação
Victor Oliveira – victor@predicado.com.br / (11) 94470-6660 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - vanessa@predicado.com.br / (11) 97529-0140 WhatsApp
Carolina Fagnani - carolina@predicado.com.br / (11) 99144-5585 WhatsApp
Raquel Pantaleão – raquel@predicado.com.br / (11) 91112-6611 WhatsApp
Crédito: Divulgação