Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Prêmio Fátima Conceição destaca inovação na gestão hospitalar
24/09/2025

Premiação concedida pela Fehosp reconhece projetos que fortalecem hospitais filantrópicos e o SUS no Brasil

Durante o 23ª edição do AUDHOSP (Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar) e o 9º AUDHASS (Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade de Assistência Hospitalar na Saúde Suplementar), realizados, simultaneamente, pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), foi entregue o Prêmio Fátima Conceição a instituições que se destacaram com projetos inovadores na área da saúde. A honraria é uma homenagem a Maria de Fátima da Conceição, uma das maiores estudiosas do SUS e reconhecida por debater temas de políticas e estratégias para as Santas Casas do país e hospitais filantrópicos. Atuando na diretoria da Fehosp desde 1988, faleceu em maio de 2024.

A Santa Casa de Piracicaba conquistou o 1º lugar, em projeto que envolveu a integração entre equipes de enfermagem e faturamento, melhorando registros médicos, otimizando processos e fortalecendo a gestão hospitalar.

A iniciativa premiada foi criada por uma equipe da própria Santa Casa, formada por Jacqueline Tedesco (coordenadora administrativa), Teresa Bilancieri (supervisora de faturamento) e Amanda Damasceno (coordenadora de faturamento). Juntas, elas aproximaram os times de enfermagem e faturamento para melhorar o jeito como os registros médicos eram feitos e como as cobranças eram organizadas. Essa união trouxe resultados muito concretos: os processos ficaram mais rápidos, os registros mais completos e a gestão do hospital mais eficiente, beneficiando diretamente pacientes e profissionais.

"O Prêmio Fátima Conceição vai muito além de reconhecer resultados técnicos. Ele celebra o legado de Maria de Fátima e mostra como é importante valorizar instituições que buscam inovar e melhorar a gestão hospitalar todos os dias", ressaltou Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp.


Além da Santa Casa de Piracicaba, o prêmio também reconheceu outros hospitais filantrópicos: a Associação Lar São Francisco de Assis, de Jaci (SP), pelo projeto “Maximizando o SUS Paulista: Gestão Integrada para Aumento de Receita em Hospitais Filantrópicos"; a Santa Casa de São Bernardo do Campo, com "Desafio implantação de um serviço de saúde ao longo do país e importância da capacitação dos profissionais do faturamento"; a Santa Casa de Francisco Morato, com "Faturamento hospitalar além das quatro paredes: uma abordagem estratégica para inovação e agilidade nos processos"; e o hospital Santa Marcelina, com "Digitalização do Faturamento Hospitalar: Otimização Logística, Redução de Custos e Aumento da Produtividade".
 

Sobre a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo)

Há 65 anos, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) trabalha intensamente pela melhoria, profissionalização e modernização da rede hospitalar paulista, buscando excelência no atendimento à saúde da população.

A Federação promove para as entidades beneficentes uma constante busca por recursos, atualização junto aos temas mais pertinentes relacionados à saúde e atuação intensa junto aos governos estadual e federal, agindo sempre em defesa dos interesses da classe hospitalar, sendo a voz das entidades filantrópicas junto aos vários segmentos da sociedade.

 

Assessoria de Imprensa – Predicado Comunicação

Victor Oliveira – victor@predicado.com.br (11) 94470-6660 (WhatsApp)

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 97529-0140 (WhatsApp)

Raquel Pantaleão – raquel@predicado.com.br (11) 91112-6611 (WhatsApp)

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 99144-5585 (WhatsApp)

Crédito: Santa Casa de Piracicaba é destaque no 9º Audhass