SANTA CASA DE FRANCA E UNIFRAN PROMOVEM SIMPÓSIO SOBRE O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, a Santa Casa de Franca e a Unifran estarão promovendo ações para a conscientização da população quanto à prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Oficialmente, o dia 29 de outubro é a data em nível mundial para a prevenção ao AVC, realizada pela World Stroke Organization e em nível nacional pela Rede Brasil AVC, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Academia Brasileira de Neurologia.
No dia 28, das 8h às 17h, haverá ações voltadas para a população em espaços públicos, como a praça Barão, praça Central e estacionamento da Santa Casa, com orientações sobre Sinais de Alerta e Prevenção ao AVC, Aplicação do “Riscômetro”, Aferição Pressão Arterial e Glicosimetria – realizadas pelos alunos de Medicina da Unifran e equipe multiprofissional da Unidade de AVC da Santa Casa de Franca (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, etc.).
No dia 29, na Unifran, das 19h às 21h, também ocorrerá uma ação de sensibilização sobre prevenção ao AVC, em instalações na praça de alimentação e tende em frente à biblioteca da universidade.
O Simpósio acontecerá no dia 30 de outubro, no Anfiteatro da odontologia da Unifran, das 18h30 às 22h – e contará com a presença de renomados profissionais da área como: Dr. Octávio Marques Pontes Neto, Dr. Francisco Antunes Dias, Profa. Dra. Ana Paula de Oliveira Borges, Dra. Thaísa Mourão Vasconcelos de Mattos, Dr. Lucas Crociati Meguins e Dr. Sinésio Grace Duarte (os respectivos currículos podem ser conferidos na programação anexa). As inscrições estão abertas até o dia 25 de outubro, no Portal do Aluno da Unifran ou no link:
https://siaa.cruzeirodosul.edu.br/eventos/index.jsp?emp=14&gru=66&eve=163
É muito importante o envolvimento dos profissionais e da população, pois o AVC é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. E pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer idade, afetando a todos: sobreviventes, familiares e amigos, ambientes de trabalho e comunidades. A prevenção pode evitar 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC e o rápido tratamento de urgência em um centro de AVC diminui a chance de sequelas.
A cada ano no mundo, 17 milhões de pessoas tem um AVC - 6,5 milhões morrem e, atualmente, existem 80 milhões de sobreviventes de AVC.
1 em 4 quatro pessoas tem o risco.
Não deixe que seja você!
Tema terá foco em atualização no atendimento ao paciente com AVC