Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 - 6º andar - São Paulo - SP

Pós Graduação

Objetivo: A Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) e a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP), tem investido desde agosto de 2008 em um projeto que viabiliza pós-graduação gratuita a funcionários de Santas Casas e demais hospitais paulistas sem fins lucrativos.

Essas instituições filantrópicas e beneficentes representam em torno de 56% do volume de internações ao SUS e 44% dos atendimentos ambulatoriais realizados no Estado de São Paulo. Esses dados mostram, claramente, que o setor filantrópico de saúde no Estado de São Paulo desempenha um papel relevante na assistência à saúde. Através da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que entendeu essa necessidade e viabilizou a capacitação aos colaboradores, através do Curso de Pós Graduação em Administração Hospitalar, nível lato sensu.

A importância dessas centenárias instituições é inegável, pórem,  o setor vem passando por problemas de financiamento e consequentemente sem condições financeiras para capacitar técnica e administrativamente seus colaboradores, principalmente na área gerencial.

Conscientes da base de sustentação para o Sistema Único de Saúde - SUS, necessário se faz antecipar as tendências de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, trabalhando no sentido de proporcionar eficiência e resolutividade na busca por equilíbrio em seus custeios. Aliado a isso é importante acompanhar e implementar novas tecnologias assistenciais e organizacionais para que o SUS possa ganhar a eficácia e a efetividade tão necessárias.

A FEHOSP coordena esse processo de capacitação para que os hospitais participantes deem um novo passo na concretização dessa profissionalização. A parceria entre os atores proporcionou oferecer o Curso de Pós Graduação em Administração Hospitalar - nível lato sensu, reconhecido pelo MEC e disponibilizado graciosamente aos colaboradores das instituições filanrópicas filiadas.

Iniciada em agosto de 2008, a 1ª turma desse curso contemplou 168 alunos (em média 40 vagas por regional), nas regionais de Campinas, Marília, Ribeirão Preto e São Paulo. Com uma demanda acirrada e o sucesso do curso as turmas subsequentes foram lotadas nas cidades de: Assis, Jaú, São José do Rio Preto (2ª turma), Ourinhos,Sorocaba, Votuporanga (3ª turma), Franca, Rio Claro, Presidente Prudente (4ª turma), Catanduva, Piracicaba, São José dos Campos (5ª turma) e, em todas as turmas o município de São Paulo sediou grande parte dos contemplados, considerando que a grande demanda superou todasa as expectativas.

Nesse período, de 2008 a 2015, foram realizadas 1936 inscrições com 913 candidatos contemplados e 822 colaboradores capacitados. Divulgamos algumas das cidades participantes desse projeto: Campinas, Marília, Rio das Pedras, Itapeva, Mogi Mirim, Mogi das Cruzes, Registro, Santos, Birigui, Rio Claro, Votuporanga, São José do Rio Preto, Caçapava, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Ribeirão Pires, Francisco Morato, Guararema, Cunha, Botucatu, Valinhos, Sorocaba, Jaú, Candido Mota, Lucélia, Bastos, Palmital, Batatais, Ituverava, Sertãozinho, Matão, Olímpia, Taquaritinga e Itapira, entre outras.

O corpo docente é formado por especialistas nas áreas gerenciais de políticas em serviços de saúde, estratégica e marketing, informação, recursos humanos, serviços operacionais e de apoio, atendimento direto ao paciente, suprimentos, custos, legislação, além de gestão financeira e orçamentária.