Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Associe-se

VOCÊ SABE O QUE A FEHOSP FAZ?

Há mais de meio século, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – Fehosp – tem uma importante atuação na saúde brasileira. A representatividade e defesa da prestação de serviços em saúde através das Santas Casas e entidades filantrópicas do Estado de São Paulo se tornaram referências no Brasil, através de posicionamentos e a busca permanente pelo fortalecimento e valorização do setor.

Com uma dinâmica estruturada e apoio técnico, jurídico e de educação continuada, a Fehosp presta serviços fundamentais aos mais de 300 associados na busca pela profissionalização, excelência e sustentabilidade das organizações.

O setor filantrópico, através da Fehosp, trava uma batalha constante pelo reconhecimento de seu trabalho na sociedade, buscando relacionamento respeitoso e justo com a gestão pública e outros players, a defesa de nova forma de financiamento através do Sistema Único de Saúde e a transparência e real contribuição com a evolução prática de seus associados.

Confira abaixo algumas vantagens de ser um filiado Fehosp:

Assessoria e atuação técnica

- Monitoramento e compartilhamento de todas as publicações oficiais pertinentes: normas, leis, decretos e portarias no âmbito estadual e federal do SUS.

- Esclarecimentos, consultoria técnica especializada, atuação, mediação e grupos de estudos nos diversos temas que permeiam a prestação de serviço em saúde.

- Programas, tabela, faturamento SUS, auditoria, pagamentos, contratualização, Programa SUStentáveis, acompanhamento de pagamentos federais e estaduais.

- Análise de dados do setor, entendimento das plataformas e sistemas e desenvolvimento de panoramas e cruzamentos para um banco de dados completo de números e indicadores essenciais.

- Utilização de um grupo de WhatsApp para disseminar mais rapidamente as notícias, orientações e troca entre os hospitais.

- Utilidade Pública Federal; Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), dentre outros.

Departamento Jurídico

- Consultoria Jurídica especializada em filantropia, saúde e terceiro setor.

- Pareceres, monitoria de informações e Lei e esclarecimentos para tomadas de decisões e atuação individual e coletiva.

- Orientação jurídica especializada em temas relacionados a direito sanitário e do terceiro setor (reuniões presenciais e virtuais, e-mail ou telefone).

- Realização de Fóruns e Encontros Jurídicos.

- Acompanhamento de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Estado de SP.

- Representação dos interesses das entidades filiadas no Comitê Estadual de Saúde do Tribunal de Justiça de São Paulo.

- Curadoria do Observatório Jurídico FEHOSP, conteúdo do Portal FEHOSP exclusivo para filiados, com vídeos, jurisprudência, materiais de suporte jurídico.

Captação de Recursos

- Auxílio aos associados por meio do Comitê de Captação de Recursos, em projetos específicos junto às suas comunidades. Para dar maior suporte, também foi criado o portal www.amigodohospital.com.br, que hospeda os sites e projetos das entidades por adesão. Os objetivos do portal são dar maior visibilidade às entidades junto aos potenciais doadores, bem como facilitar os mecanismos de doação. O departamento também promove encontros para troca de experiências.

Emendas Parlamentares

- Assessoria e informações atualizadas dos parlamentares estaduais e federais, subsidiando as entidades em seus processos de busca de recursos para investimentos e custeio com verbas públicas. Vem sendo um dos recursos fundamentais para auxiliar tanto no custeio como na modernização de equipamentos e instalações dos hospitais.

Saúde Suplementar

- Suporte para os associados referente à planos de saúde e convênios atendidos pelos hospitais. Orientação sobre normas e exigências da agência reguladora, além de cursos e workshops específicos para a saúde suplementar. Fomentação e participação de uma articulação para o trabalho em rede nacional para as operadoras filantrópicas brasileiras.

Projetos Especiais

- Elaboração e desenvolvimento de projetos especiais como gestão de custos; Hospitais de Ensino; Programa SUStentáveis; Pró Santas Casas; Hospitais de Pequeno Porte; DRG e outros temas.

Comitê de Crises

- Grupo para planejamento estratégico, análise e diretrizes em situações de crise.

- A exemplo do período da pandemia da Covid -19, com atenção especial à canalização de doações de empresas e instituições, monitorando oportunidades, captando doações e realizando as distribuições entre os associados com critérios.

- Foram destinados milhares de EPIs recebidos por empresas e instituições para suas associadas, além da ampla divulgação, em seus canais de comunicação, de orientações e esclarecimentos confiáveis sobre a Covid-19, combatendo as fake news, como também das ações a serem tomadas para a proteção dos profissionais de saúde e medidas importantes no setor hospitalar, além de estudo e atuação às novas normas estabelecidas.

- Atuamos junto à Secretaria de Estado da Saúde e governo do Estado de São Paulo para a distribuição de respiradores e equipamentos, além de diversas ações durante a pandemia. Também trabalhamos com a CMB, repassando informações importantes sobre a situação do estado e nas dificuldades enfrentadas pelas entidades junto ao CONASS e CONASEMS.

Eventos Especializados

- Experiência e protagonismo na realização dos maiores evento especializados para o setor filantrópico, promovendo o relacionamento, negócios e o aprimoramento técnico e formação de profissionais.

- Congresso anual de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, com mais de 28 edições, alcançando metas de mais de 900 participantes, dezenas de marcas parceiras, 90 palestrantes e participação de técnicos governamentais. Vem se caracterizando como o maior evento da saúde hospitalar filantrópica do País. As entidades associadas da Fehosp se inscrevem com valores subsidiados.

- O Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar – AUDHOSP – e o Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade de Assistência Hospitalar na Saúde Suplementar – AUDHASS, já estão na 19a e na 5a edição, respectivamente.

- Esses dois eventos são voltados para os públicos que atuam nas áreas de faturamento SUS e de convênios, administradores, auditores, gerentes, autorizadores, reguladores, enfermeiros e profissionais ligados à área da saúde, de entidades públicas e privadas. Com números de participação semelhantes aos congressos, apresenta o diferencial da participação de mais de 21 estados por edição. Esses eventos primam pelo ineditismo e estão na vanguarda da preparação do corpo técnico voltado para as áreas citadas. Em 2019, reunimos cerca de 600 congressistas.

Projeto SUStentáveis - Fórum Somos SUStentáveis da Fehosp

- Em trabalho permanente junto à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo - SES/SP, a Fehosp não só leva aos hospitais subsídios para que se mantenham e possam ampliar os benefícios desse exitoso projeto, como também assessora a SES/SP na sua formatação e permanente atualização.

- Realizamos um Fórum anual para debate, exposição de experiências exitosas e valorização do programa que é de suma importância para a sustentabilidade dos hospitais. Batalhamos pela ampliação e reformulação do programa.

Campanhas de Engajamento e Valorização do Setor

- Soluções e ações diferenciadas em campanhas de mobilização e engajamento para manifestações públicas de interesse do setor, com realizações de eventos pontuais, caravanas ao Legislativo, iniciativas de mídia, de identidade visual e de unificação dos discursos para ações emergenciais e programadas.

Comunicação e imprensa

- Comunicação interna atuante e periódica com: circulares, newsletters, redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Twitter, Jornal Novo Rumo, Podcast Fehosp e o portal Fehosp.

- Assessoria de Imprensa para posicionamento no setor, com presença marcante na grande imprensa e oportunidade de exposição e valorização do setor filantrópico. Além de atendimento aos jornalistas para esclarecimento da dinâmica do setor.

- Anualmente, como uma forma de prestação de contas, também é produzido um relatório anual de atividades da Federação, que demonstra, com transparência, a sua atuação no alcance de sua missão e objetivos.

BAIXE AGORA NOSSO E-BOOK GRATUITO

Quem pode se associar à Fehosp?
Santas Casas de Misericórdias, Hospitais e Entidades Filantrópicas, incluindo Hospitais Municipais e Universitários do Estado de São Paulo podem se associar à Fehosp. As Instituições devem se caracterizar como filantrópicas, beneficentes ou não lucrativas e desenvolver atividades nas áreas de amparo e assistência a carentes, doentes, menores, idosos ou excepcionais.

Qual é o procedimento para associar-se à Fehosp?
Para ingressar em nosso quadro de associados é muito simples. Basta que a Entidade encaminhe para a Fehosp, a Ficha Cadastral, Requerimento de Associação e o Termo de Adesão ao Quadro Associativo da FEHOSP, devidamente preenchida, juntamente com cópia dos seguintes documentos: Estatuto Social, Ata de Eleição da atual Diretoria, Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos.

FICHA CADASTRAL

GUIA PARA ASSOCIAÇÃO A FEHOSP

TERMO DE ADESÃO AO QUADRO ASSOCIATIVO DA FEHOSP

Para mais informações, entre em contato conosco através do telefone: (11) 3242-8111, ou se preferir envie um e-mail para financeiro@fehosp.com.br