SERVIÇO DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL DA SANTA CASA DE MARÍLIA FAZ PROCEDIMENTO INÉDITO
O chefe do serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Santa Casa de Misericórdia de Marília, Claudio Maldonado Pastori, realizou procedimento de alta complexidade no tratamento de processos degenerativos de ATM (Articulação Temporomandibular Mandibular) inédito na região de Marília.
“Mulher de 58 anos, com anquilose - rigidez da articulação, resultado de uma lesão, estava com quadro de limitação e ausência de abertura bucal, dores intensas e, portanto, severa limitação funcional. Após outros procedimentos e enxerto, ela nos procurou e então indicamos a colocação da prótese bilateral e reconstrução da ATM”, explicou Claudio Maldonado Pastori.
Com duração de sete horas, o procedimento cirúrgico consistiu na colocação de prótese de titânio, material com alta aceitação no organismo. “Conseguimos devolver o movimento às duas articulações comprometidas da mandíbula. Também aproveitamos para fazer a cirurgia ortognática para a correção de deformidades”.
Claudio Maldonado Pastori agradeceu as participações dos também cirurgiões bucomaxilofaciais Marcos Moro e Flávio Ferraz, além da equipe do SAM (Serviço de Anestesiologia de Marília) e da Enfermagem da Santa Casa de Marília. “Também tivemos o apoio da instrumentadora Cristiane e do Felipe Martarelli no registro do procedimento. O nosso muito obrigado a todos, que não mediram esforços para que tudo ocorresse da melhor forma”.
A paciente ficou internada em observação durante dois dias e posteriormente recebeu alta hospitalar. “Após a cirurgia já foi possível constatar a abertura da boca. Agora, ela será submetida a sessões de fisioterapia e reeducação muscular para retomar normalmente suas atividades de mastigação de alimentos, além dos movimentos bucais importantes para a fala”.
Bucomaxilo na Santa Casa
Implantado há 25 anos na Santa Casa de Marília, o serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial continua na busca constante pela excelência. “Atendemos SUS (Sistema Único de Saúde), convênios e particulares. Quando necessário também desenvolvemos mutirões em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde”.
De acordo com Cláudio Maldonado Pastori, a incorporação de novos procedimentos cirúrgicos é importante para proporcionar ainda mais opções aos pacientes. “Temos demandas diversificadas e estamos sempre nos atualizando e buscando novas técnicas para garantir a eficácia dos tratamentos através das cirurgias realizadas por nós, seja em virtude de traumas ou de lesões”.
O cirurgião elogiou a estrutura oferecida pela Santa Casa de Marília. “Recentemente tivemos a reforma do nosso centro cirúrgico, o que tem sido importante na melhoria das condições de trabalho para as equipes cirúrgicas. O hospital também investiu na compra de equipamentos e além do ganho profissional, tudo isso reflete em uma maior segurança ao paciente”.