CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS É REALIZADA NO COMPLEXO HOSPITALAR SANTA CASA
Após a constatação da morte encefálica (morte cerebral) de um paciente de 65 anos, que há 04 dias estava internado na UTI do Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista, a equipe da UTI do Hospital em parceria com a equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) da UNICAMP, realizaram nesta segunda-feira, 28, a captação das córneas, rins e fígado.
Atualmente, apenas parentes de primeiro e segundo graus podem autorizar a captação. “A parte mais delicada do processo de doação é a abordagem familiar. Por isso, é importante todas as pessoas conversarem sobre o assunto em sua casa e expressar sua vontade de ser doador”, destaca o Coordenador médico da UTI-AD, Dr. Jocimar Antônio Machado.
Os órgãos doados vão para os pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlado pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
É preciso que a população se conscientize da importância do ato de doar um órgão. Hoje é com um desconhecido, mas amanhã pode ser com algum amigo, parente próximo ou até mesmo você.
Doar órgãos é doar vida!