Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CECAN REALIZA 500 EXAMES GRATUITOS EM HOMENS ACIMA DOS 40

Mais de 50 profissionais entre médicos, enfermeiros e equipe de apoio estão preparados para o Sábado Sem Câncer, que acontece neste dia 9, das 8h às 16h, no CECAN-  Centro do Câncer  da Santa Casa de Piracicaba, para a realização de 500 exames gratuitos para prevenção e detecção precoce do câncer de próstata em homens acima dos 40 anos. 

A meta é conscientizar sobre a importância dos exames preventivos, já que esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. 

A mobilização tem apoio do Instituto de Urologia de Piracicaba (IUP) e do Instituto de Radiologia da Santa Casa e, segundo o oncologista Fernando Medina, ajuda a consolidar a cultura da prevenção dentro do que propõe também o Novembro Azul. 

“Para participar, basta comparecer no CECAN com documentos pessoais, comprovante de residência e doar um quilo de alimento não perecível para entidade assistencial da cidade”, disse, lembrando que o atendimento se dará mediante a distribuição de senhas. 

Segundo ele, em 2019, foram diagnosticados 374 novos casos da doença, 163 deles estão em tratamento no CECAN e foram detectados nos estágios 2 e 3, em que as complicações são maiores. “A expectativa é que 330 novos casos sejam registrados em 2020 só em Piracicaba”, projetou.

Para este sábado, os participantes passarão por anamnese (entrevista), exame físico de toque retal e exames de PSA - um tipo de exame de sangue que acusa o perfil de saúde da próstata. Casos em que o exame físico e laboratorial apresentarem alterações, serão posteriormente encaminhados para o Instituto de Radiologia da Santa Casa para exames de ressonância magnética multiparamétrica da próstata.

“O exame é extremamente avançado e detecta a existência de áreas suspeitas para o câncer com um grau de assertividade imensamente superior aos métodos convencionais”, disse o médico radiologista Alexandre Peroni Borges.

De acordo com o médico urologista Tiago Aguiar,  as cirurgias necessárias ao tratamento de casos identificados através da Campanha serão realizadas por via laparoscópica pelo  IUP (Instituo de Urologia de Piracicaba). “As vantagens é que esse método cirúrgico exige menor tempo de internação e provoca menos sangramento, proporcionando uma recuperação mais rápida”, disse.

Os atendimentos ocorrerão hoje, das 8h às 16h, mediante senha distribuída no local  para prevenção do câncer de próstata

Imagem

Mais de 700 pessoas participaram da última edição do Sábado Sem Câncer (de fígado)