Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SÁBADO SEM CÂNCER DE PRÓSTATA ATENDEU 500 HOMENS

O CECAN- Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba retomou o programa Sábado Sem Câncer e ofereceu, no último sábado (09), exames gratuitos à população para prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. A mobilização contou com apoio do IUP (Instituto de Urologia de Piracicaba), do Instituto de Radiologia da Santa Casa e do Laboratório Vozza e, segundo o  oncologista Fernando Medina, atendeu 500 homens com idade superior aos 40 anos, ajudando a consolidar a cultura da prevenção dentro do que propõe também o Novembro Azul.

Na primeira etapa da Campanha, 50 profissionais, entre médicos oncologistas, urologistas, equipe de enfermagem e áreas de apoio, submeteram os participantes à anamnese (entrevista), exame físico de toque retal e exames de PSA - um tipo de exame de sangue que acusa o perfil de saúde da próstata.

Segundo Medina, que também é coordenador do Programa, 95% deles não tinham convênio médico, dependendo exclusivamente do SUS (Sistema Único de Saúde) para assistência à saúde; e 17% apresentaram histórico familiar positivo para o câncer de próstata.

Ele revela que 80% dos participantes eram da cor branca, 18% da cor negra (que apresenta maior risco para a doença) e 1% da cor amarela. Os números revelam também que 44% deles não tinham escolaridade, 41% tinham escolaridade primária e 15%, nível superior. “68% deles já haviam feito exame da próstata; alguns participaram, inclusive, de edições anteriores do sábado sem câncer”, disse Medina.

Do total de participantes, pouco mais de 6%, o equivalente a 32 homens, apresentaram alto risco para o câncer de próstata e serão convocados para exames mais específicos. “Eles tinham mais de 50 anos, histórico familiar positivo, queixa urinária e apresentaram alterações no toque retal”, disse Medina.

Segundo o médico radiologista Alexandre Peroni Borges, coordenador do Instituto de Radiologia da Santa Casa de Piracicaba, os casos suspeitos serão encaminhados para ressonâncias magnéticas multiparamétricas da próstata. “O exame é avançadíssimo e detecta a existência de áreas suspeitas para o câncer com um grau de assertividade superior aos métodos convencionais”, disse.

Em complemento à assistência, o médico urologista Tiago Aguiar informa que as cirurgias necessárias serão realizadas pelo IUP (Instituo de Urologia de Piracicaba) por via laparoscopia. “As vantagens é que esse método cirúrgico exige menor tempo de internação e provoca menos sangramento, proporcionando uma recuperação mais rápida”, disse.

Campanha arrecadou 550 kg de alimentos

Apesar da gratuidade dos exames, os participantes foram convidados a enaltecer o aspecto social da iniciativa, que arrecadou 550 quilos de alimentos não perecíveis beneficiando comunidades carentes assistidas pelo Seminário Seráfico São Fidelis. “A caridade ocorre quando o pouco de cada um se soma para obtermos o muito do qual precisamos para auxiliar o próximo”, disse Frei Marinaldo Caetano de Jesus, guardião do Seminário.

Imagem

Foto- legenda 1 – População masculina compareceu ao CECAN para a realização dos exames

 

ImagemFoto-legenda 2 – Foram arrecadados 550 quilos de alimentos, entregues na manhã desta terça (12), ao Seminário Seráfico São Fidelis