Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA INICIA TROCA DE PLANTÃO POR MEIO DE TABLETS

A Santa Casa de Votuporanga iniciou um novo processo para a troca de plantão da enfermagem, que atualmente é feito por meio de papéis. O Hospital está implementando a substituição por meio de um tablet.

De acordo com a enfermeira da Educação Permanente, Carla Rodrigues, a mudança começou na Ala G, e, em breve, será espalhada para todo a Instituição. “A troca de plantão no Hospital envolve prioritariamente os profissionais de enfermagem e deve sempre seguir processos que garantam a segurança do paciente. Para isso, é utilizado a ferramenta SBAR, que significa Situação, Breve Histórico, Avaliação e Recomendação. Em uma ação conjunta entre a enfermeira da Educação Permanente, a profissional responsável pelas Alas F/G e José Delgado e os analistas de tecnologia e informação, possibilitamos que este novo recurso fosse implantado. Iniciamos os treinamentos na Ala G (unidade piloto) e, após, vamos estender para os demais locais da Santa Casa”, disse.

A enfermeira responsável pelas Alas F/G e José Delgado, Daisy Vitor, conta que esta nova ação está facilitando e agilizando os processos. “Além das vantagens da passagem de plantão a beira leito, o grande diferencial é que tudo está gravado no sistema. Além de aumentarmos a qualidade das informações, confirmamos elas em tempo real ao lado do paciente, que se sente mais seguro em relação ao tratamento”, contou.

Para a enfermeira clínica Fernanda Bueno, o novo método de passagem do plantão pelo tablet traz um respaldo maior para os profissionais da enfermagem. “Aqui, temos as informações sobre o assistido, a doença, os exames que ele fez e resultados, medicamentos e prescrições que já foram realizadas. Por isso, fica mais fácil acompanhar a evolução tanto médica, quanto de enfermagem, pois tudo está registrado no sistema”.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana elogiou a iniciativa. “Nosso Hospital está sempre atento às novas tecnologias, contando com profissionais atentos e capacitados para oferecer sempre um atendimento humanizado e com muita competência. Parabenizo as equipes envolvidas neste novo processo, que com certeza, tem tudo para auxiliar ainda mais nossos pacientes”, finalizou.

Imagem

Novidade gera mais segurança ao paciente, agiliza processos e reduz custos com papéis