Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

REDE FILANTRÓPICA EM SÃO PAULO É REPRESENTANTE BRASILEIRA EM DESAFIO MUNDIAL DE ENFERMAGEM

A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), instituição filantrópica com sede em São Paulo que atua em 22 unidades nos eixos da Saúde, Educação e Assistência Social pelo país, está entre as cinco instituições brasileiras que aceitaram participar da campanha Nursing Now, considerada a maior ação internacional de empoderamento dos profissionais de Enfermagem.

O programa, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), tem como objetivo formar cerca de 20 mil enfermeiros e enfermeiros obstetras com menos de 35 anos de idade para serem protagonistas da saúde por meio do Desafio Nightingale. Nele, durante todo o ano de 2020, as instituições participantes irão elaborar um programa de desenvolvimento pessoal, aprendizagem sobre liderança e sobre sua organização como um todo, e não só em aspectos clínicos. O objetivo final do desafio é melhorar o acesso da população mundial à saúde, aumentando a visibilidade do papel da Enfermagem.

Durante o processo, os participantes poderão se conectar globalmente com outros enfermeiros e participar de seminários e workshops online, além de contar com o conteúdo interno que cada instituição deve fornecer aos profissionais. No final do ano, os enfermeiros serão convidados a relatar suas experiências e compartilhar seus projetos, gerando cases de sucesso em cada país.

Cronograma de atividades da ACSC no desafio já está pronto

Para participar do Nursing Now, a ACSC selecionou 29 enfermeiros e enfermeiros obstetras espalhados por suas unidades de saúde e assistência social em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. “O desafio irá desenvolver a próxima geração de enfermeiros e demonstrar a importância da profissão, que traz benefícios para o negócio e mais qualidade e segurança na assistência aos pacientes. Esperamos que este seja o primeiro de vários anos de formação de lideranças em enfermagem na ACSC”, afirma a Gerente de Práticas Assistenciais da Associação, Regiane Pereira.

Um dos selecionados para fazer parte do Desafio Nightingale, o coordenador corporativo de Qualidade e Segurança do Paciente, Joan Tomaleri, explica que as ações previstas foram construídas em parceira com a área de Gestão de Pessoas, que culminou com a elaboração de um programa interno. “A possibilidade de nos conectarmos com outros países por videoconferências vai gerar um benchmarking mundial, em que poderemos compartilhar ideias e projetos com outros jovens enfermeiros. É essencial que os profissionais sejam capacitados a desempenhar um papel maior em equipes multidisciplinares, trabalhando com todo o seu potencial para inovar, liderar e ampliar os horizontes da profissão”, conclui.

Sobre a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

Com mais de 120 anos de atuação no Brasil, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é responsável pela administração de 22 entidades em três segmentos de atuação: Educação, Saúde e Assistência Social. A ACSC criou um modelo de gestão autossustentável onde todo superávit gerado por nossos negócios é aplicado integralmente em nossas obras, nos três segmentos, a fim de executar dignamente suas atividades e acolher e cuidar do ser humano em todo o ciclo da vida. Ao todo, são cerca de 14 mil colaboradores distribuídos em diversas instituições de saúde, mantendo inúmeros estabelecimentos de ensino e acolhendo crianças, adultos e idosos em espaços assistenciais, com atendimento humanizado e serviços de qualidade para milhares de pessoas em seis estados brasileiros (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). Atualmente, na área de educação, as instituições da ACSC oferecem ensino de qualidade a 4.934 alunos, com 1.005 deles contemplados com bolsas integrais assistenciais. As entidades de saúde realizam anualmente 111 mil internações, 558 mil atendimentos de urgência e emergência, 2 milhões e 40 mil atendimentos ambulatoriais, 4 milhões e 913 mil exames, sendo 73,7% dos atendimentos destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Imagem

Enfermeiros da Associação Congregação de Santa Catarina vão elaborar programas de desenvolvimento da profissão como parte da campanha Nursing Now, da OM