Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

LEAN NAS EMERGÊNCIAS: PROJETO EM IMPLANTAÇÃO NO HPA PRETENDE REDUZIR O TEMPO DE ESPERA E HUMANIZAR O ATENDIMENTO

A equipe de consultores do Hospital Sírio Libanês realizou visita técnica ao Hospital Padre Albino nesta quarta-feira, 04 de março, seguindo com os protocolos de implantação do projeto Lean nas Emergências. O encontro teve início no Anfiteatro Padre Albino, com a mensuração de resultados e metas atingidas desde a implantação do projeto, no dia 12 de fevereiro deste ano, e visita aos setores do hospital.

Foram abordados fluxos de pacientes verticais e horizontais, números de atendimento, melhorias, organização de salas e materiais e reparos estruturais, que já estão fazendo a diferença na rotina e qualidade do atendimento. “Estamos em força tarefa para que, em conjunto, tudo funcione de forma organizada para alcançarmos nossas metas”, ressaltou a diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação Padre Albino, Renata Rocha Bugatti.

O HPA está entre os 40 hospitais, de 18 Estados, integrantes do projeto PROADI-SUS do Ministério da Saúde e este é o terceiro ano e 4º ciclo de implantação. “Temos o objetivo de eliminar desperdícios, melhorando o tempo de espera durante a passagem do paciente na emergência e nos hospitais, onde já implantamos o Lean, tivemos redução do tempo de até 50%”, afirmou o médico responsável pelo projeto, Dr. Cristiano Ribeiro, ao elencar que as visitas técnicas seguem a cada 15 dias até meados de julho no Hospital Padre Albino e que o principal objetivo é eliminar as macas no corredor.

O Hospital Padre Albino é referência em urgência e emergência para cerca de 350 mil habitantes das 19 cidades da região e reduzir o tempo de espera e humanizar o atendimento são os objetivos para que medidas e ferramentas sejam implantadas. “Estamos construindo os alicerces e nos próximos seis meses os pacientes SUS já devem começar a sentir a diferença proposta pela Metodologia Lean”, ressaltou o diretor médico do HPA, Dr. Luís Fernando Colla.

Imagem