Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

PARCERIA COM A PREFEITURA REFORÇA ESTOQUE DE REMÉDIOS

Dentro do planejamento de preparação no combate ao Covid-19, a Santa Casa de Pompeia recebeu da Prefeitura Municipal um reforço na farmácia com remédios à base de cloroquina e dipirona (em falta no mercado), se equipando com os medicamentos que estão sendo considerados como na “linha de frente” ao tratamento dos contaminados. “A Prefeita Tina está engajada nesta nossa ação e estamos fazendo o que é possível para nos preparar para superar esta crise mundial”, disse o provedor da Santa Casa de Pompeia, Alair Mendes Fragoso, ao receber a prefeita Isabel Cristina Escorce Januário, que esteve, mais uma vez no hospital pompeiano, em ação conjunta contra o Covid-19. “É de conhecimento geral de que os benefícios da cloroquina são muitos positivos para o tratamento, uma vez, sob orientação médica, após exames clínicos ao paciente suspeito”, disse o dirigente hospitalar a reforçar o estoque da farmácia interna do hospital.

A utilização destes remédios não tem um consenso entre a comunidade médica do Brasil e do Mundo, porém, estudos realizados até então, apresentam evidências suficientes para apontar que os medicamentos realmente são eficazes contra o Covid-19. “Alguns hospitais de Marília, como na Unimar e a Santa Casa já possuem esses medicamentos”, lembrou Alair Mendes Fragoso que vem acompanhando as orientações do Ministério da Saúde, quanto ao tratamento do paciente contaminado. “O próprio Governo Federal recomenda o uso da cloroquina no tratamento do Covid-19, uma prática usada, mas para casos muitos graves”, reforçou o dirigente hospitalar de Pompeia satisfeito com o envolvimento da Prefeitura Municipal neste trabalho na luta contra a pandemia. “Foi nesse sentido que o governo brasileiro liberou o uso desses medicamentos, mas apenas para decisão de cada médico sobre a aplicação em relação a cada paciente específico”, reforçou o provedor sobre o uso controlado dos remédios.

Independentemente de ter os remédios no estoque na Farmácia da Santa Casa de Pompeia, o uso da cloroquina para prevenir ou tratar o Covid-19 sem o devido acompanhamento médico é perigoso, em razão dos efeitos colaterais e que os remédios afetam o coração e podem levar a morte. “A automedicação traz o risco de interação medicamentosa com outros remédios que a pessoa tome regularmente, o que pode agravar a toxicidade da cloroquina”, alertou Alair Mendes Fragoso que tem procurado preparar a Santa Casa de Pompeia da melhor maneira que é possível para o atendimento público hospitalar neste momento de pandemia. “O fato de termos os remédios não quer dizer que usaremos indiscriminadamente”, avisou.

Esta não é a primeira vez que a Prefeitura de Pompeia tem participação importante neste trabalho que a Santa Casa pompeiana vem desenvolvendo para adequar a instituição de saúde ao combate da doença que vem afetando o planeta. “Somente com um trabalho em conjunto é que iremos deixar a população tranquila de que somos capazes de combater o vírus de forma prática e rápida”, frisou Alair Mendes Fragoso que vem mantendo contatos frequentes com as autoridades de saúde pública de âmbito local e regional. “Já temos protocolo de atendimento, equipe treinada, equipamentos preparados, remédios em estoque e em breve um local exclusivo para receber pacientes com sintomas”, falou ao mostrar o trabalho que vem sendo feito em Pompeia para proteger a população local.

Imagem

Santa Casa e Prefeitura de Pompeia, alinhados no combate ao Covid-19