Começa a 15ª Conferência Nacional da Saúde
Ministro da Saúde Marcelo Castro participou do evento
Na noite desta terça-feira (1) teve início a 15ª Conferência Nacional de Saúde que segue até sexta-feira (4). Abertura do evento ocorreu no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O ministro da Saúde Marcelo Castro estava presente. A estimativa é de 4.322 participantes, entre usuários, profissionais e gestores de saúde pública.
O tema deste ano é Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro, sendo dividido em oito eixos temáticos, todos relacionados com o Sistema Único de Saúde (SUS): Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação e Controle Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relacionamento Público-Não Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.
O ministro da Saúde afirmou que o SUS é um dos maiores avanços do Brasil em questão de políticas públicas. Castro citou os programas Mais Médicos e o Mais Especialidades como ações que devem ser incentivadas pelo governo. E ressaltou a importância de investimentos na formação profissional, mesmo no momento financeiro que o país atravessa, “a crise não deve ser motivo para deixar de lado a saúde”.
Rollemberg ressaltou a necessidade da união entre os chefes dos Executivos e a importância de garantir financiamento para a saúde, para o desenvolvimento do SUS, “mesmo com pensamentos e partidos divergentes, todos têm se se unir para avançar em defesa do SUS”.
O secretário de Saúde do Distrito Federal, Fábio Godim destacou que a saúde financeira do sistema deve ser uma das prioridades do debate, ele também considera fundamental a integração das unidades federativas, “a conferência é necessária para haver essa troca de informações, de soluções e de problemas para que a rede funcione em todo o Brasil”.
Também estiveram na abertura o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro, a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira, entre outras autoridades.