COSTURA DO AMOR MOVIMENTA VOLUNTÁRIOS PARA AJUDAR SANTA CASA DE JAHU
A psicóloga Flávia Souza Leite Elias de Oliveira sabia que alguma coisa precisava ser feita. Com a chegada e o crescimento do número de casos de Coronavírus, ela acompanhava a preocupação diária do marido, o médico infectologista e diretor técnico da Santa Casa de Jahu, Dr. Daniel Márcio Elias de Oliveira.
“O número de Equipamentos de Proteção Individual utilizados começou a aumentar muito e já estava difícil encontrar lugares para comprar máscaras, por exemplo. Vi a apreensão dele e coloquei-me também no lugar dos profissionais de saúde. Conheço a realidade hospitalar e sei que não é possível trabalhar sem utilizar máscaras e aventais. Em conversa com a Tanise Pracucho, uma grande amiga, surgiu a ideia de criar um projeto”, relembra a psicóloga.
A intenção era pesquisar na igreja em que frequentam, a Igreja Presbiteriana, possíveis voluntários para costurar máscaras e aventais. Eles ajudariam, sem sair de casa, a equipe de Costura da Santa Casa a produzir máscaras de TNT. O material necessário seria enviado pela instituição.
O número de costureiras da igreja era pequeno. Então, as duas amigas pensaram em outra alternativa para expandir a ação e contaram com um “empurrãozinho” dos meios digitais. Elas gravaram um vídeo e espalharam nos grupos de mensagens do Whatsapp e nas redes sociais. Em seguida, foi criada a página “Solidariedade Jaú - Costura com Amor”, no Facebook.
De acordo com Flávia, a mensagem atingiu o efeito esperado. “Muitas pessoas entraram em contato para se tornar costureiras voluntárias e aí surgiu a questão: como vamos fazer uma logística para entregar o material a elas e buscar os produtos prontos sem correr o risco de contaminação? Falamos com a direção do hospital e eles disponibilizaram motorista e uma enfermeira para fazer as coletas, tomando todas as precauções”.
E desse jeito, a rede voluntária estava formada. Desde o início de abril, em torno de 25 homens e mulheres de Jahu e região toparam participar. Cada um, em sua casa ou empresa, colabora com o quanto pode. Juntos, eles já produziram uma média de 10 mil máscaras e 3 mil aventais.
Quem estiver interessado em ajudar, basta entrar em contato com a página no Facebook. O endereço é: https://www.facebook.com/solidariedade.jau.56. Flávia reforça que sempre há espaço para receber mais pessoas dispostas a auxiliar a Santa Casa e espalhar o amor por meio da costura.
Integrantes do grupo
Daniela de Souza Ribeiro
Maria Leonice Correa
Alecio Correa
Maria Aparecida Azevedo
Maria Regina de Almeida Prado Fiorino
Maria Edinice Ferreira
Raquel Pescio Carbone
Ana Maria Ferreira Dias Schwarz
Ieda Yumi Assano
Cleide Catto
Luzia Alfredo Figueiredo
Madona Zorzin
Lucimara Gomes
Cibele Bronze
Andreia Porto Maganha
Francisca Porto
Ana Lúcia Galvão
Dalila Dias Hayashida
Durval Ximenes
Neusa Donizete Ximenes
Maria Júlia Gasparoto
Maria da Penha Marques
Dra. Mirce Milhomem
Cleide Elisabete Possinholo Kato
Bene Aparecida Cesaria
Valdir de Souza Melo (Di Pica-Pau)
Brindeleve
Calçados Lola Cruz
Link do Vídeo: https://we.tl/t-dPJNv3OL2f