SUS é debatido por movimentos sociais em encontro no DF
Movimentos sociais e populares se reúnem em Brasília no 1º Encontro Nacional de Saúde das Populações do Campo, Florestas e das Águas.
Iniciada na segunda-feira (30), a programação se estende até o fim desta semana e tem por objetivo apresentar e discutir ações que contemplem as demandas da população do campo.
O encontro é um evento paralelo à 15ª Conferência Nacional de Saúde, que nesta edição, concentra os debates no Sistema Único de Saúde. Uma das coordenadoras do evento e representante do Movimento de Pescadores e Pescadoras do Brasil Eleonice Sacramento explica como funciona o encontro.
O evento reúne populações de todo o país, mas que possuem demandas semelhantes. A representante do Movimento dos Atingidos por Barragens, Judite da Rocha, cita algumas das dificuldades específicas da Região Amazônica que estão sendo debatidas.
A Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, que aponta objetivos, diretrizes e estratégias para o atendimento às necessidades dessas populações, foi sancionada em 2011. De acordo com Judite, a falta de conhecimento atrapalha a execução dessa política.
Segundo a organização, mais de mil pessoas participam do 1º Encontro Nacional de Saúde das Populações do Campo, Florestas e das Águas.