Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

ESTRELINHA NO CRACHÁ TRANSFORMA ROTINA DE PLANTÕES DO SETOR DE CONVÊNIOS

Uma brincadeira tem dado resultados positivos no setor de Convênios da Santa Casa de Jahu. Conhecida como quadro comportamental ou reforço positivo, a estratégia é utilizada por pais no processo de educação dos filhos e no incentivo à obediência. A cada tarefa cumprida, uma estrelinha é conquistada. Ao juntar um determinado número delas, a criança recebe um presente.

E foi seguindo essa ideia que surgiu a dinâmica Estrelares, no fim de junho. A enfermeira responsável pelo setor, Cristiane Ferrari Machado, explica que estava planejando desenvolver alguma ação para motivar a equipe e reduzir o número de pequenas reclamações no ambiente de trabalho. Mas, antes disso, ela teve uma surpresa.

“Além do cuidado com os pacientes, quem trabalha nos setores participa de uma escala de atribuições. São atividades de organização que já fazem parte da rotina deles. Mesmo com a escala, eu precisava ficar cobrando para que o serviço fosse feito e não se acumulasse. Até que um dia vi dois funcionários fazendo faxina nos carrinhos e nem era o dia deles de fazer essa limpeza. Eu falei: ‘Que orgulho! Vocês vão ganhar uma estrelinha’. Aí, fui para casa com isso na cabeça!"

Ao perceber que esse gatilho poderia ser a ferramenta de motivação que estava buscando, a enfermeira decidiu lançar uma dinâmica. As regras eram simples. Quem fizesse ações surpreendentes, além do esperado, ganharia uma estrelinha no crachá. No fim do mês, o funcionário que acumulasse mais figuras, ganharia um presente. Em julho, a premiação foi uma caixa de bombons.

Entre as ações merecedoras de receber estrelas está a mudança de comportamento no trabalho, o recebimento de cartas de elogios escritas por pacientes e que estejam com o nome do funcionário, além da realização de funções mesmo sem ser o responsável por elas no dia.

“As mudanças foram significativas. Agora, são eles que me cobram para que eu veja o que foi feito. O ambiente ficou mais harmonioso e aumentou a colaboração entre o grupo. Não precisa ficar apontando, eles mesmos enxergam as necessidades e já correm atrás para que tudo fique em ordem, independente de escala. Os resultados são visíveis e a meta é essa: fazer com a equipe trabalhe com mais satisfação”, reforça Cristiane.

A brincadeira mobilizou 29 funcionários dos turnos da manhã e tarde, entre técnicos de enfermagem e escriturários. O objetivo, segundo a enfermeira, é que a dinâmica seja permanente e a premiação mude a cada mês.

Nessa primeira premiação, além dos vencedores, toda a equipe dos turnos da manhã e da tarde receberam um chocolate e uma cartinha, como forma de incentivo à participação na gincana.

Imagem

Equipe do Plantão da Manhã, acompanhado da enfermeira responsável pelo setor Adriele da Silva Moretto (agachada, colete azul e máscara branca)