ATENDIMENTO HUMANIZADO NA ALA COVID NO GRUPO SANTA CASA DE FRANCA
Pacientes internados nos hospitais durante a pandemia da COVID-19 enfrentam mais um problema: o distanciamento de familiares e amigos em um momento tão difícil. Isso porque as visitas foram suspensas como forma de prevenir o contágio da doença.
Mas, para amenizar o isolamento durante a internação, o Grupo Santa Casa de Franca em parceria com a ONG ImageMagica, que utiliza a fotografia como ferramenta de humanização dentro de hospitais, com o apoio da empresa de doces Flormel, teve a iniciativa de aproximar essas pessoas por meio de visitas virtuais na Ala COVID-19.
Além de conduzir as videochamadas, o projeto Conexões do Cuidar, também auxilia na missão de humanizar o atendimento dos profissionais de saúde a partir de crachás de identificação: com uma foto que traz um sorriso e uma mensagem motivacional, o crachá proporciona conexão com os pacientes e facilita a identificação entre os próprios profissionais paramentados com EPI’s.
O projeto da Ong ImageMagica, que já atuou em mais de 15 hospitais no Estado de São Paulo desde abril, chegou em Franca (SP) no dia 14 de setembro e se estende até o final do mesmo mês no Grupo Santa Casa de Misericórdia.
Com celulares esterilizados e utilizados exclusivamente para as videochamadas e para produção das fotos dos crachás, a equipe de educadores da ImageMagica é acompanhada pela equipe de enfermeiros e de psicólogos do hospital para agendar e realizar as ligações com pacientes que aceitam realizar a conexão.
“Após visitarmos alguns hospitais, vimos de perto o quão desolador é o isolamento dos pacientes, ao mesmo tempo em que é angustiante para as famílias que aguardam o boletim médico”, explica André François, fotógrafo fundador da Ong IMM, sobre como surgiu essa iniciativa.
“O projeto Conexões do Cuidar chegou até nós pelo setor de Humanização da Fundação com a proposta de suavizar o dia a dia dos pacientes e equipe de uma ala de internação COVID. O olhar da equipe da ONG sobre humanização, de fato, é emocionante”, complementa Wiviane Nogueira, Gerente Assistencial dos Hospitais do Coração e do Câncer.
“A ação realizada pela Ong ImageMagica colabora de maneira importante na recuperação dos pacientes, uma vez que o quadro psicológico e clínico deles melhora diante da possibilidade de contato com os familiares, através das videochamadas, e também ao visualizar os rostos de nossos profissionais através dos crachás humanizados. Verdadeiramente conseguimos confirmar o poder de um sorriso!”, concluiu Dr. Laurence Dias de Oliveira, Diretor Técnico dos Hospitais do Coração e do Câncer.
Até o momento, o Conexões do Cuidar já beneficiou mais de 15 mil pessoas entre pacientes, familiares e profissionais de saúde.
Projeto utiliza crachás humanizados para profissionais de saúde e realiza videochamadas entre pacientes e familiares