SANTA CASA DE MARÍLIA PROMOVE ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA MUNDIAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente e do Núcleo de Segurança do Paciente realizam as ações no hospital
A Santa Casa de Misericórdia de Marília promove atividades alusivas ao Dia Mundial de Segurança do Paciente (17 de setembro) através do Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente e do Núcleo de Segurança do Paciente.
Fazendo parte da programação, neste dia 16 de setembro, o CFM (Conselho Federal de Medicina) transmitiu o III Fórum de Segurança do Paciente com tema central “A Segurança do Paciente no Brasil”. A Santa Casa de Marília retransmitiu o evento na sala do Educasus, contando com a participação de membros do Núcleo de Segurança do Paciente.
Neste dia 17 de setembro, será realizada “abordagem in loco” em diversos setores do hospital sobre o Dia Mundial de Segurança do Paciente e as seis metas internacionais a serem cumpridas.
Além disso, será lançado o Concurso de Mascotes dos Times de Segurança, onde as equipes irão criar mascotes e seus nomes fazendo referência a cada meta de segurança. O prazo de elaboração e entrega das propostas ao setor de Gerenciamento de Riscos/Segurança do Paciente é 28 de setembro.
A votação será realizada no dia 30 de setembro por equipe formada pelo superintendente assistencial Márcio Mielo, coordenação de enfermagem e um representante de cada time.
A divulgação do resultado será realizada por meio de informativo na intranet e através de reunião do Núcleo de Segurança do Paciente. As mascotes eleitas representarão seus respectivos times nas ações futuras voltadas a segurança do paciente na instituição. A mascote do Time de Lesão por Pressão já está definida: a Escarete.
Origem da data
A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que um em cada dez pacientes possa ser vítima de erros ou eventos adversos durante a assistência à saúde. Alguns podem não ter consequências mais sérias, outros podem gerar graves complicações. Não importa. A maior parte dessas ocorrências pode e deve ser evitada. É justamente para colocar esse assunto em foco, que a OMS criou o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro.
Objetivos gerais
O projeto do Dia Mundial de Segurança do Paciente a ser realizado pelo Escritório da Qualidade e Segurança do Paciente juntamente com Núcleo de Segurança do Paciente, tem como objetivo criar estratégias voltadas a aumentar a conscientização Institucional sobre as questões de segurança do paciente, envolver várias partes interessadas e adotar estratégias eficazes e inovadoras para melhorar a segurança do paciente, defender a adoção das melhores práticas no local de atendimento para prevenir riscos evitáveis e danos, buscando assim o apoio e ajuda às ações, gerando com isso o fortalecimento das barreiras de segurança institucional.
As ações realizadas estão integradas a política institucional da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília.
Fonte: Assessoria de Imprensa - www.santacasamarilia.com.br