NOVAS SALAS DO PRONTO-SOCORRO DA SANTA CASA DE JAHU COMEÇAM A SER UTILIZADAS
Os pacientes que precisarem utilizar o Pronto-Socorro da Santa Casa de Jahu já poderão utilizar duas novas salas totalmente reformadas e modernizadas. As salas de Observação Geral e Emergência tiveram seu uso iniciado na manhã desta quarta-feira (01/02), contando com um total de 10 leitos.
A sala de Observação Geral 1 conta com 6 leitos, ali permanecem pacientes sob cuidados intensivos aguardando transferência para a UTI do hospital. São leitos de suporte especialmente projetados e equipados para oferecer atendimento de alta complexidade. Segundo o Gerente de Área Técnica do hospital, Ed Mário Capello, “essa ampliação irá proporcionar uma grande melhoria para a população de Jahu e região que precisarem utilizar o Pronto-Socorro.”
A Sala de Emergência é uma novidade que traz muitos benefícios aos pacientes. Ela é chamada de “Sala Vermelha”, por ser exclusivamente dedicada aos pacientes em estado grave, com risco de vida. Conta com 4 leitos e proporciona um atendimento mais rápido a pacientes em estado grave, evitando o contato com pacientes de baixa complexidade que aguardam atendimento. Ali são realizados procedimentos especiais considerados invasivos, como ressuscitação cardiopulmonar, intervenção em caso de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), traumas severos (politrauma grave) como acidentes automobilísticos, ventilação mecânica e monitorização cardíaca. Os pacientes chegam pelas unidades móveis do Corpo de Bombeiros, SAMU e ambulâncias.
A Coordenadora de Enfermagem do hospital, Regiane Laborda, ressalta a importância da nova Sala de Emergência: “um dos focos do projeto (de reforma e ampliação) é separar os atendimentos da baixa complexidade, com os de urgência e emergência”.
A obra é realizada com recursos federais provenientes de emenda parlamentar de autoria do ex-deputado federal Herculano Passos, em uma intermediação da Prefeitura de Jahu através do Prefeito Ivan Cassaro, num total de R$ 1 milhão e meio, além de recursos próprios da Santa Casa de Jahu. Ao término das obras, que devem durar até dezembro de 2023, o Pronto-Socorro passará dos atuais 891m² para mais de 1.600m², incluindo a ampliação predial e coberturas, além disso contará com espaços mais amplos para atendimento, triagem e medicação.
MUDANÇA NO ACESSO
OBRAS CAUSAM MUDANÇA NOS ACESSOS À SANTA CASA
Também devido às obras, os acessos à Santa Casa passam por mudanças a partir de hoje (1º). Confira:
Pela rampa, você acessa (no prédio antigo da Santa Casa):
- Pronto Socorro
- Pronto Socorro Infantil
- Convênios
- Ambulatório de Especialidades
Pela entrada principal, você acessa:
- Internações
- Visitas
- Exames
A nova entrada de Emergência é exclusiva para SAMU, Resgate dos Bombeiros e Ambulâncias.