SANTA CASA DE SÃO CARLOS REALIZA A OITAVA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS DE 2024
73 mil pessoas aguardam por transplante no país; neste ano foram 16,4 mil procedimentos feitos.
A Santa Casa de São Carlos realizou no domingo (25) a oitava captação de órgãos de 2024. O doador é um homem de 64 anos, cuja família autorizou a cessão de fígados e rins.
O paciente entrou em morte encefálica no sábado (24). A captação do fígado e dos rins foi realizada por uma equipe especializada da Santa Casa de São José do Rio Preto, para onde o fígado foi destinado, enquanto os rins foram destinados ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
O procedimento contou ainda com o apoio da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de São Carlos.
A enfermeira da CIHDOTT, Flavia Serpa, explicou a importância das pessoas conversarem e manifestarem para suas famílias o desejo de ser doador, pois muitas outras vidas podem ser salvas.
“Atualmente, no Brasil, para ser doador de órgãos não é necessário deixar nada por escrito em nenhum documento. O importante é comunicar à sua família sobre o desejo de doação. Para doação de órgãos é indispensável a autorização da família pós-diagnóstico de morte encefálica”, disse.
Fila para transplantes
De acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (22), 73.390 pessoas aguardam por transplante no Brasil. Em 2024, já foram realizados 16.443 transplantes no país.
Doação ocorreu no domingo (Foto: Santa Casa/Divulgação)