Dilma lança, no Recife, plano nacional de combate à microcefalia
Entre as medidas está o combate ao mosquito da dengue. Plano foi lançado em PE, estado com maior números de casos de microcefalia.
A presidente Dilma Rousseff lançou neste sábado (5) um plano de enfrentamento à microcefalia. As medidas preveem o combate ao mosquito da dengue, atendimento às pessoas e investimento em pesquisas.
Nos bairros do Recife tem mutirão de domingo a domingo para tentar conter o mosquito que não para de exibir o poder de fogo.
Foi por causa dos estragos causados pelo Aedes aegypti que a presidente Dilma Rousseff lançou as ações para enfrentar a microcefalia.
Elas vão envolver diferentes ministérios e 19 órgãos federais na luta para combater o mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e o zika vírus, que está associado aos casos de microcefalia.
O lançamento do plano de enfrentamento à microcefalia foi em Pernambuco, porque o estado tem o maior número de casos notificados do país. Mas a preocupação não é só de Pernambuco ou do Nordeste, é nacional. Por isso, toda a população foi convocada para um combate sem trégua ao mosquito aedes aegypti.
“É uma ação que não pode ser o dia nacional de combate ao vírus da zika, ela vai ter de ser cotidiana e permanente”, disse Dilma Rousseff.
Na segunda-feira (7) já tem reforço nas ruas: 200 homens do Exército vão ajudar os agentes de saúde ambiental a combater o mosquito em 19 cidades de Pernambuco, enquanto 550 militares vão receber treinamento para contribuir neste combate.